sexta-feira, 26 de agosto de 2011

5a Dica de Fotografia e desafio CrazyJoy!! (Diário da Mirys)

Já que a gente começou a falar de linhas, na semana passada, hoje nós vamos pegar pesado: vamos levar MESMO o olhar do observador da sua foto para o ponto exato onde você quer que ele olhe!!! Como??? Vamos para a

Dica #5
MEXA A CABEÇA DO OBSERVADOR SEM ENCOSTAR NELE (OU USE LINHAS CONVERGENTES)

Desta vez, pessoal, nós vamos apelar! Além de dirigir o olhar daquele que admira a sua foto (eba! Nossas fotos já são admiradas!!!), com linhas, nós ainda vamos levar o olhar dele até um ponto exato: na junção de duas linhas.

Assim ó: O que tem no final daquela linha de trem? O que aparece na cabeceira do rio? O que tem lá no fim, quando aquelas duas linhas se juntam???? Quer deixar seu observador curioso (e fazê-lo prestar atenção num ponto específico da sua foto)? Trabalhe com linhas que se encontram!!!
(não tenho mais a fonte... se a foto for sua, por favor, me avise, para que eu dê os créditos)

Percebeu como o seu olhar foi andando pelos trilhos até chegar, exatamente, onde eles se juntam? Isso não acontece só com você...

Como conseguir esse "efeito"? Tente mudar o seu ângulo com relação ao que você vai fotografar. Lembre-se de que você está querendo conduzir o olhar, então tem que criar o "caminho"!
(via Digital Photography School)


Se você trabalhar com equipamento profissional ou semi (ou seja, se tiver a opção de lentes que pegam um campo maior de visão), use suas wide lents! Elas ajudam a criar a sensação de linhas que se encontram...
(via UK rivers network)


Uma imagem com linhas convergentes é altamente "manipuladora" de olhares! Viu como seus olhos vão parar direitinho no ponto onde as linhas se encontram (ou onde elas deveriam se encontrar, se a foto terminar antes do encontro)?
(não tenho mais a fonte... se a foto for sua, por favor, me avise, para que eu dê os créditos)

Essa foto poderia fazer parte da dica n. 3 (enquadrar) ou daqui: repare como os aros da roda gigante vão direcionando o seu olhar para o que tem no meio - a escultura! Linhas levando para um ponto principal!!!

E nem precisam ser linhas feitas com riscos ou retas! Dê uma olhadinha nos exemplos abaixo:
(não tenho mais a fonte... se a foto for sua, por favor, me avise, para que eu dê os créditos)

(não tenho mais a fonte... se a foto for sua, por favor, me avise, para que eu dê os créditos)

(não tenho mais a fonte... você já sabe o que fazer, né?)

As linhas convergentes dirigem tanto o olhar que você acaba olhando para o ponto que elas mostram mesmo sem querer! Veja essa imagem:
Agora, confesse: você olhou para o botãozinho no centro, onde todas as faixas do guarda-chuvas se encontram, não olhou??? O que que tinha de interessante ali? Nada! Na-di-ca de nada! É só um ponto preto. Mas você olhou.... Viu como funciona???

Mais um pouquinho da clássica foto das linhas convergentes para vocês - os trilhos de um trem!!! Se você não conseguir fazer nenhuma outra foto criativa, nesse final de semana, para treinar essa dica, ache uma linha de trem perto da sua casa, abaixe-se, chegue perto dos trilhos (assim eles se encontram lá no final) e clique!!!

Por fim, se existir alguma coisa bem bacana ali, naquele exato lugar para onde você está direcionando os olhares, vai ter uma foto mais interessante, não é? Então, tente esperar um trem aparecer no fim da linha, ou espere uma pessoa começar a descer as escadas, ou... seja criativo, ok?
PS: eu coloquei um lindo menininho andando pelo caminho... não ficou fofo?

Ah! Lembra que eu falei pra vocês, lá no comecinho, que às vezes é preciso quebrar certas regras? Pois é... Olhem a foto abaixo e me digam se conseguem concentrar nas pessoas? SE eu quisesse que vocês olhassem para as pessoas, NÃO deveria tê-las colocado no começo das linhas convergentes, não é? Porque eu sei... eu sei... seu olhar está indo láááá pro final do túnel de colunas e grades...

Mais um: vamos supor que esse fotógrafo queria que as pessoas olhassem para as laranjas nas árvores, como são suculentas, como brilham sob a luz do sol, como as árvores ficam lindas juntas... mas usou as linhas convergentes e o seu olhar (e o meu também) foi direto para fora da plantação, para o horizonte, não é? Então, se você não quer ser um Buzz Lightear "para o infinito e além", não use essa dica! Como todas as outras, ela tem suas exceções (quando NÃO usar).

Outra vem em que as linhas convergentes não funcionaram (SE essa fosse a intenção do fotógrafo dessa foto). Você pode dizer o que "deu errado"?
As linhas convergentes do rio levam seu olhar para um lugar, MAS as linhas convergentes que as nuvens formaram no céu, levam seu olhar para outra direção. Qual seguir???????

Chegou a hora de pra-ti-car!!!
Reuna todas as suas dicas (1a dica: imagine a cena, 2a dica: regra dos terços, 3a dica: enquadre, 4a dica: dirija o olhar e 5a dica: linhas convergentes) e vamos nessa clicar o final de semana todo! Ai, ai... eu adoro isso!!!

Pra te ajudar, te lembro do desafio CrazyJoy de fotografia. Quer participar? É simples!!! Toda sexta-feira você passa por aqui, lê nossa dica de foto do dia, pega a palavra escolhida e tenta fazer a SUA TRADUÇÃO, em foto, da palavra!
Nessa semana, a palavra é: LABOR (trabalho, obrigação, mão-de-obra, parto)

Se você participar, a gente vai a-do-rar ver a sua participação! Então, volte aqui (por favor) e deixe seu link pra gente, num comentário. Se não tiver blog e quiser que a gente veja (e publique) sua foto, é só mandar para miriane.segalla@gmail.com

Nossas traduções anteriores do CrazyJoy foram:
CELEBRATE celebrar, comemorar
JAM geléia, bagunça, congestionamento
HISTORIC histórico
CARRY carregar, portar, suportar
ORANGE laranja

(PS: você gostou desse post? Então, mais gente pode gostar! Ajude a espalhar essas dicas! É fácil... é só clicar nos botões abaixo!)

6 comentários:

Debby disse...

Oi gentemmm
E ai tudo bem vocês ??

Olha só estou acompnhando as dicas mas minhas fotos estão lembrando qualquer coisa menos uma fotografia! rsrs snifff
Essa semana mesmo ainda com o tema das linhas... tirei foto do meu sofá que é todo listradinho.. mas lendo agora Myris... minha foto não melvou a lugar algummm rsrss
Bjs e sóis
Mas um dia chego lá
Debby :)

Ana Paula disse...

Cheguei aqui ontem, e aos poucos vou me interando mais do blog e quem sabe participo do desafio! Beijo

ladodeforadocoracao.blogspot.com

Mônica Japiassú disse...

Caramba, impressionante mesmo, Mirys! Mesmo sem a gente querer, nossos olhos acabam indo para onde as linhas convergem!
Nada como receber dicas de quem estudou o assunto! Obrigada!

B-jins!

Gisela disse...

Myris, estou adorando cada uma de suas dicas!

Um beijo grande e um belíssimo final de semana!

Sandra Kautto disse...

Passei pra avisar que mudei o endereço do meu blog, agora é: http://sandrakautto.blogspot.com/
se quiser me linkar novamente!!!

Beijos ILUMINADOS!

Jenn disse...

What fabulous photography tips! I would love to have more time to explore photography further. Thank-you SO much for dropping by my blog and your sweet comments. Your email was set to No Reply but I wanted to let you know that I was so excited to hear that you are from Brazil! I think that it is so cool that we all come together from so many different places and are all so similar! Hope to hear from you again!
Jenn :)