sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dica de fotografia #1 - pense na foto (Diário da Mirys)

Vocês estão preparados para mais uma "série" aqui, do Diário??? É que eu fiquei pensando: tenho participado de muitos desafios de fotografia e lançado outros tantos por aqui. Mas eu sempre mostro minhas fotos, vocês (adoravelmente) comentam, e ponto! Eu nunca ajudo alguém com isso!!!

E, nessa semana, numa aula de culinária, eu (meti o meu nariz onde não fui chamada) pedi para fazer as fotos do produto pronto. Não sou fotógrafa de comida. Nunca fui. Mas, tem algumas coisas que são básicas para qualquer fotografia e a moça com a câmera estava se esforçando tanto... não era justo ela não ter uma foto bonita. Então, dei umas dicas sobre luz, flash, ângulo. Ela perguntou se eu era fotógrafa e eu disse que sim. Então, ela me estendeu a câmera e me pediu para mostrar aquilo que eu estava explicando. E mandou: "- você não tem umas horinhas para vir aqui e me dar umas dicas?"

Poxa gente, se eu vou ajudar uma moça (bacanérrima, é verdade) que eu acabei de conhecer, por que não ajudar quem eu já conheço e amo??? Afinal, todo mundo quer olhar para algo que fez e pensar "uau! Ficou ótimo!".

Então decidi: a partir de hoje, toda semana, junto com o CrazyJoy, vai ter uma dica de fotografia. Simples assim. De graça, explicada de um jeito bem simplesinho, que eu espero que vocês pratiquem quando forem fazer suas fotos. Mas, lembrem-se: na fotografia NÃO HÁ REGRAS, só indicações, caminhos. A sua criatividade é que vai dar a palavra final, tá?

QUEM QUER UMA FOTO MAIS BONITA PÕE O DEDO AQUI, QUE JÁ VAI FECHAR...

Dica # 1
TENHA UM OBJETIVO / UMA CENA EM MENTE

Ou seja: se inspire! Antes de sair clicando tudo pela frente, pense no que você QUER ver na tela, depois do clique. Um animal? Uma pessoa? Uma paisagem? Um detalhe? Pense, trace sua meta, veja como vai realiza-la e... CLICK!

Imagine que você quer fazer uma linda foto do seu sobrinho, num domingo de sol. Você já viu tantas fotos lindas, coloridas, de crianças saudáveis sorrindo com o sol nos cabelos... Daí você pega a câmera, mira o menino e o fotografa na frente da sua casa. Mas... atrás daquela linda criança tem um carro amassado, um muro pixado com palavrões ou um cachorro fazendo cocô. Pra onde você acha que todo mundo que pegar a sua foto vai olhar??? E, sem querer, você fez a foto com a sombra da garagem sobre o seu sobrinho e, agora, se pergunta: cadê aquele brilho bonito do sol nos cabelos??? E a blusa dele era cinza (ou branca, ou preta), ele estava na sombra, atrás dele só tem asfalto e casas pintadas de cinza (ou branco)... cadê o colorido???
Todos esse problemas poderiam ter sido resolvidos se você tivesse pensado na foto antes de apertar o botão. Faça a foto de cima pra baixo (assim o carro, a pixação e o cachorro não vão fazer parte dela), com o sol nas costas do menino (daí o brilho no cabelo) e dê um pirulito, um carrinho, um brinquedo colorido para ele segurar. PLIM! Um lindo retrato onde seu sobrinho é o foco, está iluminado pela luz do sol e que tem um colorido lindo e chamativo.

Porém... se aquela casa com muro cinza pixado, atrás do seu sobrinho, foi a casa onde a sua bisavó nasceu e você QUER que ela saia na foto, então manda bala e fotografa o menino na frente da casa! Entenderam? Tudo vai depender do que você quer mostrar na sua foto! Nas próximas semanas, vamos falar sobre ângulos, imagens de fundo, luz, adereços... tudo com mais detalhes. Fiquem por aqui!

Só pra treinar, vocês já têm uma inspiração para uma fotografia, nesse final de semana: a palavra "JAM", do desafio CrazyJoy. E então... acha que consegue fazer uma imagem que traduza o que você entende por "JAM"???
Pense, se prepare e faça acontecer!!!

OBS: pessoal, eu NÃO sou professora de fotografia e NÃO sei tudo sobre a matéria. A ideia não é mostrar que eu sei tudo de tudo e chatear vocês. Eu só quero dar algumas dicas bacanas e fáceis de como melhorar o que vocês já fazem, ok? Coisa de amigos, sem maiores pretensões... De igual pra igual, combinados???? Mas, se você quiser me mandar suas fotos e tirar alguma dúvida pessoal, fico à disposição (não sei onde vou arrumar tempo, mas... paixão é paixão, não é?) pelo miriane.segalla@gmail.com
.

7 comentários:

A mãe dos Gêmeos disse...

Pra variar amei né Mirys!!!
Adoro sua idéias!!!!
Bjos
Ana
http://amaedosgmeos.blogspot.com/

Sheila Mendes disse...

Mirys, amei a nova série!! Amo fotos (acho que vc já percebeu, rsrs) e ainda quero fazer um curso de fotografia, desses básicos mesmo, só pra aprender a usar todos os recursos da minha câmera digital.
Então vou ficar "ligada" nas suas dicas.

Mirys, vc precisa escolher a foto que vc quer que participe do concurso. O post será publicado no domingo.

Bjos pra vcs.

Vanessa disse...

Mas eu AMO tanto fotografia :-)
Queria fazer um curso DAQUELES!
Beijoooooooooo

Regiane disse...

E amei a ideia das dicas de foto!!!!!
Amei!!!!

bjs

Renatha disse...

Adoro passear pelas suas imagens! Sempre belas...

Indiquei uma brincadeira pra vc lá no blog...

Beijos!

Patrícia Lara - Blumenau SC disse...

Que bacana, que bom! Super obrigada, essas dicas vão ser demais.
Eu amo, amo, amo, fotografar.
Bj
Patricia
patipins.blogspot.com

Rafaella disse...

Muito legal as dicas das fotos...
O meu problema e so um: meu pequeno não para, na hora que ve a maquina ele vira o rosto, corre, faz careta hahahaha...
E olha que eu sempre o fotografei...
Bons tempos aquele que ele nem sabia virar para o lado rs...