sexta-feira, 5 de agosto de 2011

2a Dica de Fotografia e desafio CrazyJoy (Diário da Mirys)

Oi pessoal!!!

Continuamos naquele combinado de que eu não pretendo ser professora de fotografia, por aqui, e que só estamos trocando figurinhas para ver damos um "up" no que vocês JÁ FAZEM de legal? Continuamos? Oba! Então, vamos lá!

Dica #2
A REGRA DOS TERÇOS

Isso é uma coisa que qualquer pessoa que começar a fazer um curso de fotografia vai aprender. Para tornar a foto mais interessante FUJA da sua vontade de ser perfeccionista e dividir tudo meio a meio, de deixar igual dos dois lados, de centralizar o objeto principal! Você não está tentando melhorar suas habilidades de decorador(a), mas de fotógrafo! (PS: se quiser melhorar seu "olho" de decorador, você tem que passar por aqui - Design my life, Casa com detalhe, O móvel, Achados de decoração. Essas meninas são sensacionais!).

Voltando... se você percebeu que não está lendo o post errado e que quer, mesmo, melhorar as suas fotos, então "quebre a regra" e coloque a principal coisa da foto mais para o canto. Oi? Como? Eu explico!

Na sua cabeça, divida a tela da sua câmera em três partes, tanto na horizontal (deitadinho), quanto na vertical (em pé). Vai ficar assim, ó:

Agora, tente colocar o seu objeto principal (um objeto, o rosto de uma pessoa, uma casa, uma flor - o que você decidiu que é o mais importante daquela foto) na junção de dois risquinhos. Ou mais pra direita ou mais pra esquerda. Pra baixo ou pra cima. No meio, NUNCA!!!

Vejam as duas fotos abaixo e me digam qual é mais legal?

A que tem o bule mais pra direita, não é mesmo? O bule no meio da foto (1a imagem) ficou tãããão nada a ver!....

Vamos tentar, agora, com uma foto da minha modelo preferida (perdoem a qualidade, mas as fotos foram feitas sem flash - vamos falar disso depois - e à noite, com uma mocinha que não parava muito). Comparem como você acaba olhando para os tijolos, na primeira foto (onde o rostinho dela - meu objeto principal) fica bem no meio; na 2a foto, já melhora, porque o rosto dela está em uma das linhas do "terço"; mas a 3a foto é a mais interessante!

Como eu quis manter a mesma foto, para vocês terem uma impressão mais "real" da dica, alguém pode achar que a última ficou melhor porque estava mais próxima. Mas, não... é o ângulo mesmo! Para provar isso, fiz essa foto da modelo no canto, em pé (dançando, eu deveria dizer), à mesma distância das primeiras. Viram como o seu olhar muda e vai, automaticamente, para a menininha???

Último exemplo (pra ninguém ficar com dúvida). Não vou falar nada. Só mostrar e, depois, VOCÊS ME DIZEM, NOS COMENTÁRIOS, O QUE ACHARAM, SINCERAMENTE DA SEQUÊNCIA ABAIXO (qual imagem é mais "diferente", interessante, chamativa). Combinados?

Agora veja os exemplos abaixo e me diga se entendeu o conceito.


Entendeu???? Então, vamos treinar!

A palavra do CrazyJoy, desta sexta, é: HISTORIC (histórico)
Você tem até segunda-feira para fazer uma foto que seja a SUA tradução para essa palavra, tentando aplicar a dica que nós demos acima + a dica número 1. Se você voltar aqui para nos deixar o seu link (de onde tem a sua foto), nós ficaremos muuuuitoooo felizes! Se você não tiver blog, face, etc, mas quiser que a gente olhe sua foto (e até publique aqui, se você pedir), é só mandá-la num e-mail para miriane.segalla@gmail.com. Ficarei super feliz de admirar e ajudar vocês a terem imagens cada vez mais bacanas.

A nossa tradução do CrazyJoy vai estar aqui, na segunda. Nós te vemos por aqui????

Bjos e bençãos.
Bom final de semana e bons cliques!
Mirys

8 comentários:

Mila Machado disse...

Muito legal a sua aula, me animei em comprar uma câmera bem legal para mim, aí participarei do Mamarazzi Week e do crazyjoy, e até meus posts irão melhorar...Hehehe!
Obrigada por me citar!E a arrumação do quarto e da sala? Quero ver o depois, estou curiosa...
Beijos nessa família que eu amooooo!

Jussara Gehrke disse...

oi Mirys!

que boa idéia a sua de ajudar as pessoas pensarem nas fotos, adorei as aulas!
eu fotografo há muito tempo e sou apaixonada por imagens, acho que isso é natural em mim porque nunca fiz curso de nada,fo só na observação mesmo.
uma vez uma amiga que é artista plástica disse que a arte é olho, algumas pessoas tem e outras tem que aprender, e ela disse que eu tenho isso, então tá, né?
mas é porque sempre vi muita revista, livros de arte, estudei História da Arte e isso ajuda também.
vc está de parabéns com seu curso aqui no blog, já divulguei na página do O Móvel no Facebook, e vou continuar acompanhando!
obrigada pelo elogio e citar O Móvel!!!
beijo e um lindo fim de semana pra vcs
Juju

www.omovel.com.br

Achados de Moda e Achados de Decoração disse...

oi querida! adorei a citação, claro!!obrigada pelos comments lá também. Vc sabe, nós blogueiras adoramos comentários!! rsrs bjs
Carmen

Jhee disse...

Oi flor, retribuindo a visita! Adorei seu espaco *-*
Voltarei mais vezes..
Beijoss

Gisela/Artes da Gica disse...

Puts, muito show essa dica para fotografia!
Eu posto foto das minhas artes e agora acho que consigo melhorar, se bem que minha máquina está quase morta...mas mesmo assim vou usar sua dica.
Obrigada por dividir.

Bjos e um lindo final de semana!

Fabiana disse...

Mirys, ADOREI a dica!!!
Adoro fotografia e um dia ainda faço um curso, mas por enquanto não rola...
Então sua iniciativa é um presentão!!!

PS: A foto da família zen tá liiiiinda!!!

Micha Descontrolada disse...

aprendi isso no curso de fotografia q fiz. achei bem interessante.


/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Regiane disse...

Oiiii, essa semana lembrei d CrazyJoy. Já deixei o post programado la no blog. Amanhã a noite estará lá. Da uma olhadinha e me fala o que achou...
http://pequenascoisasdare.blogspot.com/

Ah, não cnsegui seguir muito a dica desta sexta, mas.....
Ps. já falei que ADORO seu blog? E que realmente poderia virar livro com facilidade????

Beijocas