domingo, 5 de dezembro de 2010

Poesia - Coisas Imprescindíveis da Vida nº 5

Poesia. A vida seria tão mais triste e cinza sem ela...
Poesia é pura magia.
Ela transforma coisas simples e banais do cotidiano em espetáculos que enchem os olhos, os ouvidos, o coração.


Acho brilhante quando alguém consegue, com palavras, descrever aquilo que sinto, mas não sei bem como falar. Acho lindíssimo quando fazem isso rimando as palavras, combinando os meus sentimentos com os verbos utilizados, fazendo par da minha emoção e do lápis / caneta / teclado de outro alguém.

Mas, existe poesia além dos livros e dos textos. Sim, porque poesia não é só rimar amor com dor. É criar algo que consiga expressar o que vai na alma, de forma linda e clara e perfeita e emocionante. Algumas músicas são belíssimas poesias! E certas melodias nem precisam de palavras para traduzir alegria, tristeza, solidão, beleza, amor. Só de ouvir um acorde o seu corpo arrepia. Pronto! O compositor conseguiu! Tocou você de forma intangível, mas não menos profunda e poderosa.

Longe das palavras, existe poesia no olhar. Num dia desses, vi um por do sol, no mar, do alto de um imenso navio. Tudo o que eu via era um triangulo branco da ponta do navio, uma imensidão de verde (o mar ali era verde azulado) com uma faixa brilhando com o reflexo do sol, uma imensidão de azul do céu, poucos pássaros voando. Parecia cena de filme. E era! Era o filme da minha vida: 2010, by Miriane. E foi uma linda cena deste filme que foto nenhuma conseguiu captar!... Ficou a poesia da imagem na minha cabecinha...


Algumas pessoas têm a aptidão de criar belíssimos quadros, lindas fotos, espaços que dão vontade de ficar para sempre, comidas de comer com os olhos. Eu vejo poesia em tudo isso. É alguém transformando algo relativamente cotidiano em alguma coisa para ser lembrada com saudades. Pegando uma tela, uma câmera, um quarto, uns ingredientes e entregando criações lindíssimas, que nos aquecem por dentro, quando nossa alma anda meio tristonha ou cansada. É aquilo que, só de ver, já te faz sorrir. Nesses dias, uma simples tortinha de maçã fez isso comigo = me fez sorrir (inevitavelmente) e sentir saudades e não querer come-la para não estragar a felicidade do momento. E eu nem gosto de doce. Mas vocês precisavam ver AQUELA tortinha...

Eu, sinceramente, acho que precisamos de mais poesia em nossa vida. Andamos perdendo a habilidade de nos maravilharmos com as coisas (ou as coisas estão perdendo seus encantos???). Estamos no final do ano, as cidades estão enfeitadas, as pessoas andam com risos em seus rostos, as crianças estão ansiosas, as ceias serão preparadas e as mesas ficarão apetitosas aos olhos. Me parece uma ótima época para trazer a poesia de volta à sua vida, se, por acaso, ela ficou guardadinha por uns tempos. Não é mesmo?

Bjos e bençãos.

Mirys

OBS: esse post foi inspirado numa música que já tinha ouvido um milhão de vezes, sem nunca prestar atenção na letra. Que poesia!!! Quanto sentimento em algumas frases. Ela dizia que o amor é gostar mais do outro do que de mim mesma... que a outra pessoa era a paz que aquele que cantava precisava para continuar vivendo... E o Fer era assim, a minha paz! Tudo bem que esse tipo de música não é beeeem o meu estilo. Mas para um País que ouve (e se delicia! Meus sais!) com éguinhas pocotós, rebolation e outras músicas cheias de palavras chulas, aquela canção sertaneja foi um doce respiro!

Mais algumas imagens que, para mim, são poesia e me fazem, instataneamente, feliz.





4 comentários:

Anônimo disse...

FELIZES PARA SEMPRE
"Ser feliz pra sempre é o final que todos nós sonhamos para nossa historia pessoal.
Até que descobrimos que a felicidade muda de significado várias vezes durante o percurso de uma vida.
Ninguém sabe direito o que é felicidade, mas, definitivamente, não é acomodação. Acomodar-se é o mesmo que fazer uma longa viagem no piloto automático. Muito seguro, mas aborrecido. É preciso de um pouquinho de turbulência para a gente acordar e sentir alguma coisa, nem que seja medo.
Tem gente que se distrai e é feliz pra sempre, sem conhecer as delícias de ser feliz por uns meses, depois infeliz por uns dias, felicíssimo por uns instantes, em outros instantes achar que ficou maluco, então ser feliz de novo em fevereiro e março, e em abril questionar tudo o que fez, aí em agosto ser por uma ousadia que deu certo, e infeliz porque durou pouco, e assim sentir-se realmente vivo porque cada dia passa a ser um único dia, e não mais um dia.
Eu não gosto de montanha-russa, o brinquedo, mas gosto de montanha-russa, a vida. Isso porque creio possuir um certo grau de responsabilidade que me permite saber até que altura posso ir e que tipo de tombo posso levar sem me machucar demasiadamente: alto demais não vou, mas ficar no chão o tempo inteiro não fico.
Viver não é seguro. Viver não é facil. E não pode ser monótono. Mesmo fazendo escolhas aparentemente definitivas, ainda assim podemos excursionar por dentro de nós mesmos e descobrir lugares desabitados em que nunca colocamos os pés, nem mesmo em imaginação. E estando lá, rever nossas escolhas e recalcular a duração de "pra sempre". Muitas vezes o pra sempre não dura tanto quanto duram nossa teimosia e receio de mudar. "
Martha Medeiros

Nana disse...

Muito legal esse post...
Eu nao consigo ver muita poesia nessa epoca do ano... as diferencas sociais e pessoais se evidenciam demais e muitos sofrem com maior intensidade nesta epoca do ano: a falta de dinheiro para comprar presentes, a falta de companhia para celebrar as festas...
Mas ainda é bom ver pessoas como vc que gostam de td isso.
Bjs e fiquem com Deus.

Mirys + Guigo + Nina disse...

Anônimo:

MUITO OBRIGADA!!!!!

Bjos e bençãos!

Mirys + Guigo + Nina disse...

Paulinha: se anima aí, mulher!!!

Tudo bem que a vida tem coisas injustas, desigualdades, pessoas ruins, etc... MAAAAAAAAAAAAASSSSS tem nós, também!!! E junto conosco tem gente querendo mudar essa realidade, com muito ânimo e disposição!!!

Pra fazer um mundo melhor, mais justo, mais equilibrado, com gente bonita e bacana, pra todo mundo aproveitar!

Dê a mão e vamos nessa!!! É uma época inspiradora para começar a fazer a diferença na vida das pessoas!