sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dicas de fotografia # 22 - Luzes de NATAL!!! (Diário da Mirys)

Bom dia, people!!! Hoje é sexta, dia das nossas "Dicas de Fotografia"! Eba!!! E, como estamos chegando bem próximos do Natal... eu pensei que muitos gostariam de fazer aquela foto bacana dos filhos, dos pais, dos avós, do cachorro, do namorado, na frente da árvore enfeitada, com muitas luzinhas atrás! Quem sabe até vire um cartão pra mandar pra família toda???? Então, vamos caprichar:


DICA DE FOTOGRAFIA # 22 = LUZES DE NATAL (fundo desfocado)



Tem coisa mais legal do que aquela foto no cenário de luzinhas de Natal, no fundo da foto, em que você NÃO vê os fios, a bagunça, o penduricalho virado de costas, mas SÓ as luzes, bem lindas????? Não, né???



Mas como fazer??? Como desfocar o fundo pra ficarem aparecendo só as luzes???



Simples baby - questão de "profundidade de campo"! Vou explicar: quanto maior profundidade de campo, mais coisas saem nítidas (focadas) na sua cena; quanto menor a profundidade, menos coisas saem nítidas (o que esiver na frente ou atrás do seu ponto de foco, sai "embaçado").



Se tiver muita luz no ambiente ou se o foco da sua câmera estiver no automático e "focar tudo", vai ficar difícil... então, primeira regra: tire o foco do automático! Ou, pelo menos, tire daqueles mil pontinhos de foco! Tente deixar UM ponto de foco (e foque só no que você quer que saia perfeito - tipo, seu bebê).



Segundo passo: vamos trabalhar a "abertura" da câmera, pra foto ficar bacana. Traduzindo do "camerês" para o português, a abertura é, literalmente, o quanto a câmera vai "abrir" para permitir a entrada de luz. Se a sua máquina tiver a posição "M" (manual) ou "A" (abertura), procure deixar nessa função.



A "abertura" da foto vai, geralmente, de 4,5 até 11 (encontrou na sua câmera???). E é só pensar nos "pares": quanto menor o número, menor profundidade de campo; quanto maior o número, maior profundidade de campo.



Exemplo: se você colocar na abertura 4,5, vai entrar pouquinha coisa no foco da sua foto. Então, se você quer dar esse "clima das luzinhas de Natal", se joga na abertura 4,5 (ou menor, se sua máquina tiver).



Terceiro passo: distância! VOCÊ (ou o zoom da sua câmera) tem que estar mais perto do objeto/pessoa que você quer nítido (seu filho, sua avó, seu enfeite) e o objeto tem que estar mais longe da árvore com as luzinhas (ou outro fundo que você queira desfocar). Quanto mais essas distâncias forem seguidas, mais você consegue criar esse efeito de profundidade (objeto focado - luzinhas desfocadas).



Último passo: tente não usar o flash! O flash joga muita luz na cena (e uma foto nada mais é do que um desenho feito com luz). Então, se você conseguir trabalhar sem o flash, vai conseguir um efeito melhor (relembre as dicas sobre usar ou não o flash nesse post).



Semana que vem tem mais fotos de Natal, tá?
Bjos e bençãos.
Mirys



Pra quem quiser relembrar, as dicas anteriores foram essas:
1a dica - pense na foto,
2a dica - regra dos terços,
3a dica - emoldure,
4a dica - dirija o olhar,
5a dica - linhas convergentes,
6a dica - esqueça o flash,
7a dica - fotografando pessoas,
8a dica - fotografando animais,
9a dica - fotografia de casamento I,
10a dica - fotografia de casamento II,
11a dica - crie imagens com palavras,
12a dica - férias na praia
13a dica - férias na cidade.
14a dica - no quintal de casa.
15a dica - cores!
16a dica - use acessórios.
17a dica - fotografando crianças.
18a dica - ligeiramente grávidos...
19a dica - detalhes nada pequenos.
20a dica - baby photo.


Um último exemplo: a primeira é uma foto feita na posição "M", da câmera, com a abertura regulada para 11 (lembram? Quanto maior a abertura, maior a profundidade de campo e mais coisas ficam focadas). A segunda foi feita com a abertura 4,5. Muuuuuuito mais legal, não???





7 comentários:

Das coisas que vejo e gosto. disse...

Oi Flor!

Amo suas dicas de fotografias!

Beijos

Selma

Liliane Arend disse...

Adorei as dicas !!! Inclusive das cartinhas para o Papai Noel :)
Bjo
Li
P.S. - mandei pelo facebook ;)

Lana Ludmila disse...

Mirys, vc é genial!!! Eu sempre quis saber como fazer uma foto dessas!!! Morro de vontade de fazer um curso de fotografia e suas dicas me dão mais vontade ainda!!!
Beijo e obrigada. Vou tentar fazer!!!

Lidi Horácio disse...

TE encontrei na lista do Amigo Secreto das Blogueiras, vim te visitar..

http://lidiepaulo.blogspot.com.br

Beijoquinhas ;*

minhacasaminhalida disse...

Oi, Mirys.
Menina, que aula de fotografia! Eu tento fazer fotos legais, mas acho que não tenho o feeling (nem uma câmera muito poderosa, inclusive rs!). Fui tentar aplicar as dicas por aqui e não ficou tão legal quando o que você fez rs! Mas tudo bem. Não desistirei!
Um beijo e feliz Natal :)

Bia Hain disse...

Adorei suas dicas, esse é o meu tipo de foto preferido. Seu post está bem explicativo, um abraço!

Lin Sousa disse...

olá.. amo fotos e amo muito mais suas dicas .. tentando melhorar sme ter uma big master camera .. obrigada por compartilhar.. bjks LIN
vem ver :
http://linsousa.blogspot.com.br/2014/01/bc-fotos-doces.html