segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CrazyJoy e 9a Dica de Fotografia (Diário da Mirys)

Pessoal: hoje vamos falar num tipo de foto que NÃO DÁ PRA ERRAR!!! Porque nunca mais a sua melhor amiga vai usar aquele vestido branco... porque o fraque do noivo vai ser devolvido pra loja do aluguel... porque as damas de honra vão crescer... então, se você vai participar de um casamento e quer fazer fotos inesquecíveis, é melhor caprichar, ok???

Como ninguém recebe convites de casamento em cima da hora (fora eu, né Bell???), sempre dá pra saber, com um tempinho de antecedência, que você vai ter um evento desses pela frente. Então, dá tempo de ler as dicas de fotografia anteriores (1a dica, 2a, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a e 8a), só pra você ficar tinindo e não perder nenhum grande lance. Tem muita coisa pra ler??? Eu sei... Vai lá! Eu espero!!!

Voltou? Então, vamos para a 9a dica de fotografia: crie um presente de casamento especial! Ou "Como fotografar o casamento do seu amigo!"


Fotografar um casamento é bastante complicado porque várias coisas acontecem ao mesmo tempo e, hoje em dia, todo mundo tem uma câmera e quer tirar uma foto exclusiva da noiva! Então: chegue mais cedo!!! Consiga um lugar especial (nem que você tenha que sentar no chão, lá na frente, perto do altar, ou lá atrás) e espere pelo seu grande momento!


Essa foto, por exemplo, eu fiz antes do casamento começar, do lugar onde os músicos ficam. Porque eu queria que saísse o título da música escolhida pelos noivos ("pra você eu guardei o amor") na foto...du-vi-do que outro alguém tenha pensado em guardar essa recordação!

Nem pense em ser incoveniente e querer tirar todas as fotos "exclusivas" iguais às do fotógrafo contratado. Não seja uma sombra do cara!!! Evite ficar em pé, circulando pelo local (a não ser que você seja o fotógrafo contratado!). Afinal, você é um convidado como os outros! Então, faça suas fotos antes da cerimônia, faça algumas das horas principais e capriche na saída (já está todo mundo em pé, mesmo! rsrsrs). Se não aguentar não se mexer... fique no fundo da igreja! Assim você chama menos a atenção! ;)


E, praquelas fotos das horas principais, não imite o fotógrafo: seja criativo! Busque as SUAS fotos! O seu ponto de vista! Afinal, o tal fotógrafo não pode sentar no meio da galera e fazer as imagens como VOCÊ pode!!! Aproveite!!! (PS: reparem que, nessa foto abaixo, eu cliquei a benção com o detalhe da câmera do cinegrafista no canto direito. Também poderia ser a câmera do fotógrafo. A foto não fica mais interessante assim?)


(benção da daminha, que estava na fileira, na minha frente! Quem mais teria um ângulo desses???)

Esqueça o flash!!! Nós já explicamos que o flash é uma "luz dura", que vai refletir só na primeira coisa que ele encontrar pela frente e não vai dar profundidade na sua foto... Então, a não ser que você tenha um flash profissional, com rebatedor e tudo, tente fazer suas fotos usando a luz que existe no local. Se elas ficarem um pouquinho desfocadas (pouquinho), você ainda pode fazer um "charme" e passa-las por um efeito no Photoshop ou no Picnik (site gratuito e facílimo de usar, para fazer coisas legais com fotos), e todo mundo vai dizer "uau" pra sua foto!!!
(com flash - muito branco, muito brilho, pouca definição)

(sem flash - com cores, com o brilho natural da embalagem prateada)

(imagina se eu coloco o flash aqui! A iluminação da vela já era!!!)

Faça um making off diferente! Porque, na verdade, ninguém se lembra de clicar o noivo se arrumando. Ou a mãe da noiva (tão importante quanto a própria). Ou aquela amiga legal que ficou ajeitando o buque. Ou a daminha colocando bobes no cabelo. Ou a melhor amiga da noiva ajeitando o vestido... Informe-se! Circule! E garanta cliques que todo mundo vai falar "por que EU não pensei nisso antes???".





Vá na onda da moda! O dia do casamento dos seus amigos é único e exclusivo, mas... todo mundo quer estar antenado, né? Então, dê uma olhadinha em sites do gênero para ver o que os grandes fotógrafos estão clicando. Noivos deitados na grama? Correndo pela praia? Tomando sorvete na pracinha? Aproveite que você não é profissional e É AMIGO DOS NOIVOS e peça para fazer essas fotos totalmente personalizadas para eles, no dia seguinte do casamento (ou, pelo menos, DEPOIS da cerimônia). Tenho certeza que eles vão A-M-A-R!!!




Não se esqueça de que a decoração é super importante!!! Do salão, da igreja, das comidas... Cada detalhe foi pensadíssimo por todo mundo envolvido no evento e, geralmente, custou caro!!!! Então, merece ser registrado! E isso pode ser feito, inclusive, antes da cerimônia começar ou antes dos convidados chegarem no salão. Seja rápido e garanta seus cliques!!!





Pessoal: olha esse bolo!!!!! O mais legal que eu já vi! (eu A-DO-RO palavras e vocês sabem disso, né?)


Aliás, gente, DETALHES são o que diferenciam um casamento do outro! São eles que dão "a cara" dos noivos para o evento. Então CLIQUE OS DETALHES!!!
(o colar que a noiva ganhou do pai)

(o sapinho que foi jogado no lugar do buquê)

(os sapatos rosa da noiva)

(as lembrancinhas típicas do país da noiva, na embalagem típica do país do noivo)

Gente, tem coisa demais para falar sobre casamentos!!! E eu tenho fotos demais para ilustrar!!!! Então, sexta-feira tem mais sobre o mesmo tema, tá? Porque a gente ainda não falou sobre os ângulos diferentes, sobre as crianças que iluminam a cerimônia, sobre captar a emoção... ME AGUARDEM!!!

Se você entende inglês e quer se aprofundar no assunto, aqui tem um livro virtual gratuito com muitas dicas sobre como tirar fotos de casamento dignas de serem publicadas numa revista!!!

Agora que você já decorou mais essa dica de fotografia, está na hora de PRATICAR!!! Eba! É a melhor hora! Então, como a gente não tinha a palavra do CrazyJoy quando o post da 8a dica foi pro ar (e escolhemos a frase "AMO PRA CACHORRO" para ser a palavra a ser praticada naquele outro post), vamos trazer a palavra CrazyJoy da semana aqui... e ela é "BUSINESS"!!! Jogue no google, veja o que ele traduz pra você e faça a sua foto da sua tradução, em imagem de "business".

Volta aqui deixar o seu link pra gente??? Nós queremos ir lá, conferir a sua obra prima!!! Pegue a sua câmera e saia clicando, mesmo que não tenha nenhum casamento no seu programa, nesse final de semana! Afinal... detalhes existem em todos os lugares!

(Gostou? Então, que tal compartilhar? Clique nos botões abaixo e mande essa dica de fotografia para quem você acha que também vai gostar!)

Um comentário:

Renata Marques disse...

Tinha deixado essa escapar! Acho as fotos dos bastidores muito interessantes, qualquer noiva gostaria de ter fotos com os detalhes que ela não pode acompanhar porque estava ocupada demais com a cerimônia e as fotos oficiais.