sexta-feira, 14 de outubro de 2011

6a Dica de Fotografia e desafio CrazyJoy!! (Diário da Mirys)

Pessoal, já estamos na sexta dica! Isso quer dizer que você vem aqui, há 6 semanas (sem contarmos a minha ausência... DESCULPEM!), lê um pouquinho, aprende um pouquinho, muda o seu olhar um pouquinho... o meu sincero MUITO OBRIGADA a todos vocês!!!

Nessa altura do campeonato, a gente já viu como deixar sua foto mais interessante PENSANDO NA IMAGEM ANTES, usando a REGRA DOS TERÇOS, surpreendendo com MOLDURAS, tirando proveito das LINHAS e abusando com as LINHAS CONVERGENTES! E a dica de hoje é...

Dica #6
USE A LUZ A SEU FAVOR (E ESQUEÇA O FLASH)

É claro que todo mundo quando pensa em um fotógrafo já pensa no glamour, estúdio, mil acessórios, totens com luzes de todos os ângulos, flashes, flashes, flashes. Mas, sempre que possível, faça um favor às suas fotos e desligue o seu flash!!!

A luz que vem do flash é o que chamamos de "luz dura" porque ela vem, "explode" na cara do fotografado e acaba. O resultado é que a pessoa fica com uma pela brilhante demais (quando não fica com cara de boneco de cera, de tão sem vida). Isso porque uma fotografia nada mais é do que as marcas que a luz deixa num papel, num filme (que moderno, heim?) ou no arquivo. Foto é isso: o registro da luz.

Então, se você quer aquela foto cheia de movimento, profundidade, tons, cores, o mais próximo do que o que você está vendo a olhos nus... esqueça o flash! Como ele é uma luz "curtinha", ele vai refletir na primeira coisa que aparecer na frente dele e gravar isso (e só isso) na sua foto. Se a 1a coisa que estiver na frente do flash estiver muito longe (tipo uma foto de praia, por exemplo), você não vai ver nada direito, porque a luz do flash não vai chegar em algo próximo o suficiente para rebater e voltar para a câmera.
(foto COM flash)

(foto SEM flash. Reparem nas cores e nas texturas)

Veja o exemplo abaixo. Sabe me dizer se essa foto foi feita com flash ou sem???? Reparem na luz no rosto dela... forte, brilhante, "congelando o momento".

E se eu te disser que essa foto foi feita às 6:30hs da tarde, no mesmo horário em que eu fiz esta outra, abaixo. Viu? Ainda tinha luz no local. Fraquinha. Luz de fim de dia, mas tinha. Era isso o que eu via, tirando a câmera da frente do meu rosto. E era essa imagem que eu queria registrar.

Reparem que, na primeira, o fundo "sumiu" e na segunda vocês podem ver o rosto da Nina E o que tem atrás. Tudo bem que o que tem atrás não é tããããão importante ou interessante.... relevem! O que eu queria é que vocês entendessem o conceito! Entenderam?

Mais um exemplo??? A luz do flash rebate só no Guigo e a gente mal consegue ver o que tem no fundo da foto. Já sem o flash... a foto fica MUITO MAIS PARECIDA COM O QUE EU ESTAVA VENDO, naquele momento.

Mais um? Que tal esse, do aeroporto? Com o flash (isso porque estávamos em pleno horário de almoço) você vê muito mais o vestido da noiva do que o aeroporto em si. Não dá um contexto tão legal do lugar quanto na segunda foto, não é mesmo?

Os melhores horários (de luz) são o começo da manhã e o final da tarde. A luz é farta, mas suave, sem grandes sombras. Ela preenche o espaço... e você consegue isso (reparem nas cores do fundo da 2a foto - sem flash):

Essa foto do castelo de Praga foi feita às 7hs da noite, de cima de uma torre, do outro lado da cidade. SE eu tivesse usado o flash, você NÃO veria o por do sol cor-de-rosa que eu estava vendo... Seria uma judiação, não seria???

Agora, se você quiser sombras... divirta-se na hora do almoço!!!

Como conseguir esse brilho no olhar, abaixo??? Simples! Coloque o fotografado na sombra de frente para um lugar onde tenha uma fonte de luz (tipo uma janela). Fique de costas para a janela e clique, clique, clique!
(via Digital Photography School)


Como conseguir esse brilho nos cabelos??? Coloque o fotografado de costas para a fonte de luz (geralmente, o sol), bem no final do dia (quando o sol está baixinho) e plim! A mágica acontece!!!

(via Digital Photography School)


Que tal fazer a luz "passar no meio" dos objetos que você está fotografando?? Legal, não é?
(via Digital Photography School)


Quando clicamos sem flash e não temos muita luz (e não estamos usando uma câmera profissional! Porque essas dicas não são para profissionais, são para todo mundo!), temos que manter a mão bem estática ou a foto pode sair tremida. Então, como truques, você pode tentar:
* colocar no disparador automático e apoiar a câmera em algum lugar seguro;
* segurar a câmera com as duas mãos e encostar um cotovelo no outro;
* sentar, cruzar uma de suas pernas na sua frente e usá-la como apoio para os cotovelos.


Chegou a hora de pra-ti-car!!!

Que tal fazer várias fotos (com flash e sem) para treinar o seu olhar e escolher o clique mais bonito para o desafio CrazyJoy de fotografia?

Quer participar? É simples!!! Toda sexta-feira você passa por aqui, lê nossa dica de foto do dia, pega a palavra escolhida e tenta fazer a SUA TRADUÇÃO, em foto, da palavra!
Nessa semana, a palavra é: SWEET (doce). Ah!... tantas traduções...

Se você participar, a gente vai a-do-rar ver a sua participação! Então, volte aqui (por favor) e deixe seu link pra gente, num comentário. Se não tiver blog e quiser que a gente veja (e publique) sua foto, é só mandar para miriane.segalla@gmail.com

Se quiser ver nossas participações no desafio CrazyJoy de fotografia (nós até fomos os escolhidos em uma das semanas! Iupi!) é só clicar no "ícone CrazyJoy" aí, embaixo.

Bjos, bençãos, bons cliques e um ótimo final de semana pra todo mundo!
Mirys

(ei! Gostou? Compartilhe!! É só clicar nos botões abaixo!)

11 comentários:

Sheila Mendes disse...

Oi Mirys, tudo bem?
Adorei a dica de hoje. o uso do flash é uma das minha maiores dúvidas e desafios no quesito fotografia.
Tenho tentado desligá-lo, contudo, ainda preciso treinar bastante para as fotos não saírem tremidas.

Ah, vou participar do Crazyjoy, segunda-feira posto as fotos.

Bjos.

Rafaella disse...

Estou adorando as dicas...
E confesso que o flash é um grande aliado meu, mais deixa tudo superficial...
Vou tentar seguir as dicas...
bjos

Unknown disse...

Mi!!! eu amei!!! Dicas maravilhosas! Eu tbm adoro fotos sem flash... quase não uso... só tenho um pouco de dificuldade nas fotos em movimento... as fotos sempre ficam tremidas. Eu fico paradinha... mas as crianças não!!! rsrsrs

Ainda bem que com câmeras digitais a gente pode clicar mil vezes!!! rsrs
#santamáquinadigital

beijos, flor!

Carol Garcia disse...

adorando essas dicas...
eu particularmente odeio tirar foto com flash, parece que sempre estraga a imagem...

aí me desdobro nas posições pra capturar o que o ambiente me oferece.

bjo bjo

Nuana disse...

adorei as dicas, aproveite a luz..nem sabia disso...e amei a foto do sapato//bjo bjooo

Debby disse...

Oi gentemmmm
Bom, bom ... muito bommm mesmo
Olha que esotu é aprendendo...

Mas preciso aprender muito, muito maissssss rsrsrs

Adorei Myris, fantásticas as suas dicas.
Estou amando essa série !!! rsrsrs

Bjs
Debby :)

Fabi Alvim disse...

Eu adoro essas dicas de fotografia!! Tenho tentado clicar mais por aqui...
Beijos

Mônica Japiassú disse...

ADOREI, Myris!

Minha maior dificuldade ao tirar fotos sem flash é justamente não deixar a foto tremida. Vou usar suas dicas para conseguir ter fotos melhores!

Obrigada!

Isabelle disse...

Ameiii, testei e vi tudo isso q vc falou :)
obrigadaaa, :)
Beijoo

Mila Machado disse...

Oi linda!
Aprendi muito e não vou esquecer!
Até indiquei a minha irmã para acompanhar também, essas aulas são tão simples e fundamentais, mudou muito para mim, que achava que era só centralizar e clicar!
Bjos

Renata Marques disse...

Li hoje suas dicas todas, estão muito bem feitinhas, do jeito que a gente entende.