sexta-feira, 21 de outubro de 2011

7a Dica de Fotografia e desafio CrazyJoy!!! (Diário da Mirys)

7 é o meu número preferido! Não sei por qual motivo. Mas é! Então, para a dica de hoje, pensei em ensinar truques para fotografar o que eu mais gosto de fotografar: GENTE!!!

Dica #7
COMO FAZER RETRATOS COM O FATOR "UAU"!

Foque nos olhos! Qualquer outra coisa pode sair mais ou menos na sua foto. Os olhos do fotografado, não!!! Se a pessoa estiver olhando para a câmera, foque nos olhos!!! (e para dar aquele brilho especial nos olhos, releia essa dica aqui)






Encontre um ângulo diferente! Seja criativo: ajoelhe-se, deite no chão, suba em cadeiras, fotografe de lado, encoste no muro... enfim, encontre novos campos de visão! Isso pode mudar tudo!!! Eu já me deitei no piso de vááááários casamentos para fazer fotos de turmas abraçadas, de bebês tentando pegar doces da mesa, de amigos conversando sentados no chão no fim da festa... e geralmente as pessoas costumam gostar (muito!!!) desses cliques (apesar de, na hora, muita gente me chamar de louca).


(eles iam para a 1a aventura de navio. E o navio era enoooooorme!)


(via Digital Photography School)

Não faça fotos posadas (sempre!). Procure circular pelo local, com a câmera na mão, sem dar ordens, clicando DISCRETAMENTE quando encontrar uma cena interessante. Pedir para alguém "ficar de pé, entortar um pouco a cabeça pra esquerda, levar a mão na cintura, levantar um pouco o queixo, não... muito, abaixar um pouco, tirar o cabelo que caiu no rosto e... agora... sorrir!" é pedir para ter uma foto ruim!!! A não ser que você esteja fotografando a Gisele Bunchen!!! E você não está, está??? (se estiver, me convida, tá?)


(o noivo era músico e quis tocar com os amigos, no seu casamento)

Faça fotos posadas usando a personalidade de quem é fotografado! A pessoa adora música country? Nada melhor do que clicá-la com um chapéu de cowboy! A pessoa é bailarina? Que tal acompanhar uma aula de balé e fazer seus cliques? A pessoa ama livros? Empilhe váááários e peça para ela sentar sobre eles. A pessoa adora passear de bicicleta? Nada mais original e inesperado do que fotografá-la atrás de peças de bicicleta (roda, guidão, etc)! Use a personalidade do fotografado e a criatividade do fotógrafo!!!

(via Digital Photography School)

Tenha a luz a seu favor. Além de iluminar o fotografado (lembre como fazer isso nessa dica aqui), a luz pode servir para contar uma história (o que a pessoa faz, por exemplo) ou para criar uma cena inusitada!



Brinque com o contato visual: deixe o fotografado olhar para outros lugares, mirar o infinito e além, fechar os olhos, cruzar olhares (quando tiver mais de uma pessoa na foto). Essas fotos serão, geralmente, muito emocionantes porque passam a sensação de que você pode observar sem ser visto! E transmitem a emoção que acontece entre os personagens, quando tiver mais de uma pessoa sendo fotografada.





Desfoque o fundo (vamos ter uma dica especial sobre isso) e faça o fotografado sobressair. Tire o cachorro, o carro amassado e o muro pixado da zona de visão de quem vai ver a fotografia... desfoque! Ou, se preferir, desfoque a pessoa... mas ainda assim a foto continua interessante, viu???

Registre apenas partes do rosto. Um bom retrato não precisa ter a pessoa sentada num banquinho, com fundo branco atrás, olhando com a cabeça reta na sua direção, onde você tenha margem (espaço) para cortes além do rosto. Você não está fazendo fotos 3x4 para ninguém!!! É super válido cortar um pedaço da testa (repare nas revistas femininas com closes dos rostos), enfatizar só uma boquinha de bebê, deixar só os olhos aparecerem. Chame atenção para aquilo que você acha mais interessante!!!


Pense na foto antes (você já aprendeu como fazer isso nessa dica aqui) e leve alguns acessórios com você ou use os que estiverem no local. Adicione um toque interessante à fotografia! (PS: não se desespere! Vamos ter uma dica inteirinha só sobre isso!!!)


Clique, clique, clique - coloque sua câmera na função "tirar fotos sequenciais" (ou qualquer outro nome que isso tenha na sua câmera) e faça muitas fotos seguidas do mesmo fotografado. Isso funciona especialmente bem com crianças (que não param). Depois, você pode colocar várias fotos numa sequencia e apresenta todas juntas!!! Não é incrível?

Sempre tenha sua câmera com você! A oportunidade pode surgir a qualquer instante e não dá para pedir para todo mundo esperar que você "vai dar um pulinho em casa / no carro e já volta". Deixe na bolsa!!! Principalmente se você for num aniversário de crianças, casamento ou qualquer outra celebração. As pessoas estarão arrumadas, felizes, bonitas e todo mundo vai querer sair na foto!!!


Chegou a hora de pra-ti-car!!!

Vamos recapitular tudo o que você já sabe fazer para deixar sua foto especial? Você já leu como PENSAR NA IMAGEM ANTES, usar a REGRA DOS TERÇOS, surpreender com MOLDURAS, tirar proveito das LINHAS e dirigir o olhar com as LINHAS CONVERGENTES e como USAR A LUZ a seu favor!

Que tal fazer várias fotos para treinar o seu olhar e escolher o clique mais bonito para o desafio CrazyJoy de fotografia?

Quer participar? É simples!!! Toda sexta-feira você passa por aqui, lê nossa dica de foto do dia, pega a palavra escolhida e tenta fazer a SUA TRADUÇÃO, em foto, da palavra!
Nessa semana, a palavra é: US (nós! Ah... "nós"!...)

Se você participar, a gente vai a-do-rar ver a sua participação! Então, volte aqui (por favor) e deixe seu link pra gente, num comentário. Se não tiver blog e quiser que a gente veja (e publique) sua foto, é só mandar para miriane.segalla@gmail.com

Nossas traduções anteriores do CrazyJoy estão todas "aqui" (ou você pode clicar no ícone "CrazyJoy" aí, embaixo).


(PS: você gostou desse post? Então, mais gente pode gostar! Ajude a espalhar essas dicas! É fácil... é só clicar nos botões abaixo!)

3 comentários:

Ana Paula disse...

Amei as dicas. é a primeira vez que pego dicas aqui (sou novata!) e tentarei colocar em pratica, em especial esta dica relativa aos olhos. Valeu. Beijos

Báh Darc disse...

Muito boas suas dicas,comprei minha camera semiprofissional a pouco tempo e o seu modo de explicar e simples e objetivo.Parabéns

Renata disse...

Deu até vontade d comprar uma camera nova!!!!Bjs