sexta-feira, 11 de novembro de 2011

8a Dica de Fotografia e desafio CrazyJoy (desta vez, de verdade!!!)

Pessoal: PERDÕES!!! Mil perdões!!!! Estou lotada de coisas para fazer, no trabalho, além de andar tendo que resolver umas questões da Nina (fica pra outro post), então estou super sem tempo! Na semana passada, disse que postaria a 8a dica de fotografia mais tarde e... não voltei! #vergonhatotal!!!

Mas, hoje, prometo compensar, ok? Agora, vocês ficam com a palavra do desafio CrazyJoy (louca alegria) de fotografia e com a 8a dica... e mais tarde já tem um post preparado com a 9a dica de fotografia!!! Eba!!! Vamos clicar nesse findi, galera!!! Na segunda, quero todo mundo aqui, me mostrando o que conseguiu fazer, tá???

Já que, da última vez, nós falamos de fotografar pessoas (amo, amo, amo!!!), hoje preparei algo especial para os amantes de animais!!! Daninha, esse post é especial pra você!

Dica # 8 - Clicando pelos, penas e escamas!

Encontre um "fundo neutro"! Tudo bem que você PODE fazer a foto daquele lindo cachorro da sua avó, no meio do quintal dela, com as latas de tinta da reforma ao fundo, alguns sacos de lixo entupindo a lixeira, roupas penduradas no varal e outros detalhes pitorescos, na sua foto... você pode, mas não deve! Se você quer fazer aquela foto que todo mundo vai amar (até quem não é super fã de animais), procure usar um fundo que não "roube" a atenção do animal que você está fotografando. Tipo assim:
(fonte)

(fonte)

(fonte)

Foco nos detalhes! Bicho é que nem gente - tem detalhes que são só deles e que são fofos demais. Então, aproxime-se (ou dê um zoom na câmera) e mande bala!!!
(fonte)

(fonte)

(fonte)

Use a luz natural! Porque essas dicas são pra quem não é profissional e não tem um estúdio! Então, se você usar o flash ou você vai ter uma foto mais "congelada" e artificial ou você vai assustar o pobre do bichinho!!! Ah! E atenção especial à essa dica se você for fotografar peixes: a luz do flash pode refletir no vidro do aquário ou na superfície da água e sua foto vai ficar uma caca!
(fonte)

(fonte)

(fonte)
PS: para conseguir esse brilho nos olhos, ele tem que estar olhando para a fonte de luz, tá? A janela, a vela, a porta aberta...

Tente acompanhar os movimentos! Bicho se mexe! Pra caramba! Então, tente pegar alguns desses movimentos nas suas fotos e dê emoção a elas!
(fonte)
PS: vocês perceberam que as dicas vão se misturando, né? Imagine essa foto com um monte de "informações" atrás dela?? Tipo lata de lixo, pé de gente, banco de praça... não fica mais legal assim, com um fundo verde, que não rouba o olhar do cachorrinho?

(fonte)

"Desça" no nível deles! Fotografar animal é como fotografar criança: você tem que se abaixar e ver o mundo como eles vêem, do nível deles. É o jeito de manter o contato visual e tornar sua foto mais bacana! Então, se joga no chão pra fotografar aquele gatinho fofo que brinca com o novelo de lã ou coloca a casinha do hamster em cima da mesa, pra ficar do seu nível... tanto faz! O importante é o olho no olho!!!!
(fonte)

(finalmente, uma foto minha!!!!)

(fonte)
PS: olha lá as dicas se misturando, de novo! Mantenha o contato visual e foque os detalhes! Fica lindo, não fica?

Inclua pessoas nas suas fotos! Tá bom, tá bom... isso é opcional. Mas pode tornar sua foto mais "ahhhhhhhh" para aquelas pessoas que não são, assim, loucas por animais, mas que a-do-ram um rostinho de criança, por exemplo! Então, se aquele cachorro é o melhor amigo do seu afilhado, fotografe os dois juntos!!!!
(fonte)




Aproveite a personalidade do seu animal! Se o animal que você vai fotografar é seu (ou de alguém próximo) e você conhece a personalidade do bichinho - USE A SEU FAVOR! Ele é dorminhoco? Então, faça uma foto dele dormindo. Ele gosta de música? Coloque um CDplayer por perto e deixe um fone de ouvido no chão (pra criar um clima)! Ele é comilão? Ele gosta de água? Detesta água? Tem um brinquedo preferido? Use a personalidade dele para fazer uma foto linda!
(fonte)

(fonte)

(fonte)

Se nada disso der certo... apele e FOTOGRAFE FILHOTES!!!! Quem resiste a eles????
(fonte)

(fonte)

Bom, era isso. Como vocês perceberam, muitas das fotos desse post NÃO SÃO MINHAS (porque eu não sou muito de animais, não...e acho que eles também não gostam de mim! rsrsrs). Mas, acho que deu para vocês entenderem o conceito todo, né? Eu me esforcei para trazer bons exemplos!!!

Nesse caso, também dá pra você usar as dicas anteriores! Porque, fotografando bicho ou gente, dá pra PENSAR NA IMAGEM ANTES, usar a REGRA DOS TERÇOS, surpreender com MOLDURAS, tirar proveito das LINHAS e dirigir o olhar com as LINHAS CONVERGENTES e USAR A LUZ a seu favor!

E, como hoje é sexta, eu te proponho participar do desafio CrazyJoy de fotografia e praticar o que você já aprendeu! Que tal???? Quer participar? É simples!!! Toda sexta-feira você passa por aqui, lê nossa dica de foto do dia, pega a palavra escolhida e tenta fazer a SUA TRADUÇÃO, em foto, da palavra!

Nessa semana, a palavra é: .... Ainda não tem! As donas do projeto ainda não postaram. Então, a minha palavra escolhida para o CrazyJoy dessa semana é uma frase: "AMO PRA CACHORRO"!!!! (tradução: amo muito! rsrsrs). Vai lá, se joga, faz sua foto que traduza essa frase!!!

Se você participar, a gente vai a-do-rar ver a sua participação! Então, volte aqui (por favor) e deixe seu link pra gente, num comentário. Se não tiver blog e quiser que a gente veja (e publique) sua foto, é só mandar para miriane.segalla@gmail.com (me avisa por comentário, tá?).

Nossas traduções anteriores do CrazyJoy estão todas "aqui" (ou você pode clicar no ícone "CrazyJoy" aí, embaixo).

(psiu! Você gostou? Então clique nos botões aí embaixo e compartilhe, que muita gente também pode gostar!)

7 comentários:

Renata Marques disse...

Amei essa dica e as fotos de exemplo. Quando é a próxima aula?

Chris Ferreira disse...

Oi Miry,
ótimas as dicas e as fotos. A que eumais gostei foi a sua. Tenho uma pug linda chamada Xina. Essa linguinha para fora ficou um charme.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Renata Marques disse...

Respondendo sua pergunta: estou em Portugal, e as castanhas fazem parte da tradição do dia de são Martinho. E não é que as crianças adoram?

Blog do Óbvio - Manoel disse...

Mirys, muito bem bolado este estímulo fotográfico. Aprendi detalhes práticos com suas dicas.
Beijos.
Manoel.

Regiane disse...

Olas...

Topas um desafio de 50 dias, com uma foto por dia, com um tema diferente????

Copiei a ideia de uma prima, mas ainda não coloquei no blog.
Que tal???O que achas?

Ju Louseiro disse...

Adoreei!

Ain, só hj vi o coment sobre o ten on ten! =/

Um beijo =)

http://www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

Filha de José disse...

Amei seu post.

Depois vou fazer um link dele lá no blog.

bjo

filhadejose.blogspot.com
fotosdequinta.blogspot.com