sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dica de Fotografia 13 e desafio CrazyJoy (Diário da Mirys)

E então, curtiu nossas dicas de fotografia de férias, na semana passada???? Espero que sim! Mas, se você não foi pra praia, não se desespere!!! Fotografe uma cidade! Aliás, se você não viajou nessas férias, por que não aproveitar para conhecer melhor a sua cidade e fazer fotos fantásticas dela?????

DICA DE FOTOGRAFIA #13 - Férias na cidade

Pontos turísticos - não importa que você não mora em Paris: toda cidade tem "aquele lugar" que todo mundo conhece, que tem história, que é parte da cidade! Fato. Então, procure esses lugares e faça o registro do local onde você vive!
(obviamente, Curitiba!)

(o Museu do Ipiranga, Sampa!)

Se você tiver modelos particulares: abuse deles!!!! E, não se esqueça de que se o objetivo for fazer uma sessão de fotos ao ar livre você tem que levar roupas para serem trocadas (ou colocadas por cima), acessórios, etc e tal. PS: roupas e acessórios coloridos pra crianças ficam perfeitos!



Ás vezes, é bom não ter modelos particulares e registrar desconhecidos: as fotos ficam mais realistas e até você vai olhá-las de outra forma. Porém, lembre-se sempre de que cada um tem direito à sua própria imagem. Então, se o fotografado não quiser fazer a foto ou se você clica-lo e ele pedir para deletar o arquivo, o CORRETO será deleta-lo!
(daqui Digital Photography School)

(daqui Epic Edits)

(daqui Digital Photography School)

(daqui Jorge Quinteros)

Uma maneira de clicar desconhecidos sem ter grandes problemas é evitando o rosto. Fotografe as pessoas pelas costas, de lado, com as mãos cobrindo a face, só um detalhe dos pés ou das mãos... use toda a sua criatividade!!!
(daqui Digital Photography School)

(daqui Eric Kim Photography)

(daqui Digital Photography School)

(daqui Digital Photography School)

Nem só de pessoas vivem as ruas: fotografe carros, animais, detalhes de decoração, praças...


(daqui My Memory)



(daqui Digital Photography School)


(daqui Brandon Betancourt Posterous)

(daqui Epic Edits)

Algumas coisas são típicas de alguns lugares. Talvez nem todo mundo reconheça, mas quem já foi (ou já morou) naquele lugar vai reconhecer NA HORA! Por exemplo, se você vir o BigBen vai pensar imediatamente em Londres. Se vir um café com mesinhas na calçada, vai pensar em Paris. Se vir uma gôndola, vai imaginar que a foto é de Veneza. Se vir um Cristo com braços abertos, vai pensar no Rio.
(Castelo de Praga)

(metrô de Viena)

(igreja Sagrada Família - Barcelona)

(muro de Berlin - o que sobrou dele)

(estação de trem num vilarejo da Itália)

(pra quem conhece, Jaú!!! rsrs)

Crie um tema! Fica tão divertido fazer fotos assim!!!! Por exemplo, pelas cidades onde passar, você sempre fotografa uma praça (se você for do tipo natureba). Ou os prédios diferentes (se você for mais ligado em arquitetura). Ou os postes de luz. Ou...
(bueiro de Barcelona)

(bueiro de Berlin)

(bueiro de Hagen - Alemanha)

(bueiro de Praga)

Outdoors e inscrições nos muros podem render fotos beeeeeem interessantes! Então, depois de descobrir o local perfeito para a sua foto, sente e espere. Espere pelo momento ideal de abertar o botão do "click" e garanta uma foto diferenciada!
(daqui Eric Kim Photography)

(daqui Discover Digital Photography)


Reflexos na fontes, prédios, poças d´água são muito usados na "fotografia de rua". Mas, fica bem legal, não fica? Por isso, saia de casa, num dia de chuva!!!

(daqui Digital Photography School)


(daqui Digital Photography School)

Muitas fotos de "street photography" são apresentadas em preto e branco. Isso acrescenta um "drama" na foto e dá impressão de que você não conhece mesmo as pessoas que estão sendo fotografadas...
(daqui Discover Digital Photography)

(daqui Picture Correct)

Mas, uma cor também pode contar uma história completamente diferente (geralmente, menos "dramática" e mais alegre) do local que você fotografou!!! Não é?

(daqui Day to day photo)

PS: imaginem essa mesma foto aí de cima em preto e branco... não iria passar uma ideia COMPLETAMENTE diferente do mesmo lugar???? Isso é um hospital, em Barcelona. Mas, você nem diria, né?


Se você estiver com seus filhos em férias e incluir um passeio fotográfico no programa, não se esqueça de levar uma câmera extra para eles (ou de não ter frescura para emprestar a sua câmera). Você pode se surpreender...
By Guigo (a minha única intervenção foi colocar o nome do blog)

By Guigo (a minha única intervenção foi colocar o nome do blog)

Gostou??? Semana que vem tem mais! E se você chegou agora, por aqui (no Diário), tem mais dicas legais que você pode usar, nos posts anteriores:
1a dica - pense na foto,
2a dica - regra dos terços,
3a dica - emoldure,
4a dica - dirija o olhar,
5a dica - linhas convergentes,
6a dica - esqueça o flash,
7a dica - fotografando pessoas,
8a dica - fotografando animais,
9a dica - fotografia de casamento I,
10a dica - fotografia de casamento II,
11a dica - crie imagens com palavras e
12a dica - férias na praia.

E a palavra do desafio CRAZYJOY (louca alegria) de fotografia, desta semana, é... tchan-tchan-tchan-tchannnnnnnnnnn "MINHA CIDADE". Vai lá, capricha nos cliques e volta aqui na segunda, mostrar pra gente (se participar do desafio e fizer a sua foto, não se esqueça de deixar um link pra gente poder ver OU envie para miriane.segalla@gmail.com que a gente publica aqui, tá?).

Bjos e bençãos.
Bom final de semana e bons cliques!
Mirys

8 comentários:

Milena Lanne disse...

Ahh, acho que entendi esse negocio. Posso participar tambem ne? Tenho que tirar foto de algum lugar da minha cidade que se encaixe neste tema: tchan tchan tchan, minha cidade! (???)

Desculpa a ignorancia da pessoa aqui. é que ela é lenta mesmo.


Entao... respondi teu recadinho na minha pagina de comentarios, mas pra nao correr o risco de voce nao ver, vou cola-lo aqui!


Mirys, é legal como a gente vai se conhecendo atraves do que escreve. Eu ja to te conhecendo melhor, depois de ter lido vaaaarios textos seus. hahaha

Primeiro obrigada de verdade pelo carihno e por ter vindo aqui me visitar. Voce é tao especial. Um super exemplo de mulher.

Entao a Paty é mesmo uma linda. Fofa de viver! Gosto demais dela. Vai la ver o blog dela mesmo.

Entao, moro na Italia sim, moro entre Bologna e Ferrara, em uma cidadezinha pequena. Adoraria conhecer a tua irma, ainda mais se ela for comunicativa e legal como voce. Sério que vai ser um prazerzao. Eu A-M-O Barcelona. Morei la(nao no centro da cidade) por 2 anos! E eu amei, amei, amei. Fala pra tua irma se comunicar comigo sim!

Entao, fiz 23 anos dia 13 de janeiro. Sou novinha mesmo, mas cheia de historia pra contar. :D

p.s.: Ja quero saber de Paris, e de tudo, tudo, tudo o mais.

To lendo toda a saga "era uma vez" e to amando. To lendo alguns textos aleatorios também. Mesmo sem querer, foi um prazer te encontrar abençoada.

Mega beijos de uma nova amiga-fa!
Milena Lanne

Renata Marques disse...

Dôrei as dicas, perdi a da praia mas vou lá ver.

Mila Machado disse...

Amei as dicas Mirys!
Agora que tenho uma câmera decente estou relendo uma a uma, gostaria de lhe dar uma sugestão:
a semi profissional tem vários ajustes (não sei bem se é isso) mas eu queria conhecer melhor para que serve cada coisa...
Estou igual quando comecei meu blog, perdidinha!!! Hahahaha
Bjos

Rafaella disse...

Adoro essas dicas...
Amei cada foto, parabéns, lindaaaaas....
Bjs

Amelinha disse...

Ah, dessa vez vou participar! De verdade!
Ando tão sumida, meu blog anda jogado às traças... Mas por aqui, ou melhor, pelo e-mail acompanho todas as suas publicações. E assim, me emociono, me divirto e aprendo muito!
Parabéns pelo blog, pela família maravilhosa e por presentear "estranhos" como eu, com histórias tão lindas e cheias de vida, amor e alegria!
Um beijo grande!
Amelinha

Blog do Óbvio - Manoel disse...

Mirys, maravilhosas as fotos e principalmente o detalhe das dicas. Vamos tentar...

By the way...
Tempos atrás eu passava férias em Agudos (casa de meus tios) e quase sempre ia para Jaú. Cheguei a ver e achar interessante a estação de trem com a placa Jhau(ou seria Jauh)e os banheiros com as placas Mictório. He he he!

Também estudei com um "cara" (que eu não me lembro do primeiro nome) da família Blassioli. Não me lembro do nome porque o chamávamos de Blassioli. Família de Jaú.

Enfim, sessão "recuerdos de Manô".
Beijos e bençãos.
Manô.

Mãe Viajante disse...

Mirys, ADOREI as dicas de fotografia!!! Vou colocá-las em prática já! Ótimo post! Obrigada!
Beijos
Livia

Kinha disse...

Menina, acho que vou tirar algumas fotos minhas, de filhota ou somente dos pontos turísticos daqui de Belém. você está me inspirando.