sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dicas de Fotografia #12 e desafio CrazyJoy (Diário da Mirys)

E aí, pessoal??? Muita gente de férias, viajando, curtindo o verãozão??? Eu tô no trabalho (fazer o que, né?), mas, mesmo assim, sempre consigo um tempinho pra fotografar! Porque me relaxa, porque me inspira, porque em desafia, porque me faz ver a vida "através de outras lentes"!

Então, vamos aproveitar esse momento tão gostoso e quentinho do ano, para fazer tudo isso por VOCÊ, também??? As próximas "dicas de fotografia" serão sobre fotos mais específicas - fotos de férias!!! Espero que vocês se divirtam!

DICA DE FOTOGRAFIA # 12 - FÉRIAS NA PRAIA!
Como a praia é um dos lugares mais procurados, nesta época do ano, achei melhor começar por aqui! Como fazer para suas fotos sairem daquele "lugar comum" e deixar todos os amigos de boca aberta???
(daqui Agoosa)

Cuidado com excessos de luz - muita água, muita areia branca, muito sol, muito lugar para refletir a luz! Então, se você não quiser perder suas fotos e não quiser que elas fiquem "sem cor", evite "mirar" para o pedaço mais claro da sua foto (seja a areia ou uma parede branca ou ...). Procure por uma pedra, um animal, uma pessoa, qualquer outra coisa que você queira em sua foto e clique!
(daqui Beaching)

Agora, reflexos do sol e da lua na água do mar são lindos, não são?...
(daqui Digital Photography School)

(daqui Light Stalking)

O dia está cinza na praia???? PERFEITO!!!! Coloque seus tênis (ou suas havaianas) e saia para caminhar! Provavelmente, nesse dia você vai encontrar suas melhores fotos!
(daqui Chesterts Pups)

Como sempre, os melhores horários para fotografar (por causa da luminosidade) são o começo da manhã e o final do dia. Fotos feitas ao meio-dia (ou qualquer outro horário com sol forte) ficam com muitas sombras. Mas... quem sabe uma sombra é justamente o que você quer????
(daqui Digital Photography School)

(daqui New York Institute of Photography)

(daqui Digital Photography School)

Se tudo o que você tem é o horário de almoço para fotografar aquela sua filha / sobrinha liiiiiiinda... providencie óculos escuros para ela! Além de dar um charme na foto, ainda evita que ela fique com olhos apertados e testa toda enrugada! Há!
(daqui Digital Photography School)

Procure pelas cores!!!! Verão, alegria, sol, luz, praia, férias - tem TUDO A VER com cores, não tem não? Então, use e abuse!!!
(daqui Digital Photography School)

(daqui Digital Photography School)

(daqui Coastal Living)

Cuidado com o cenário! Seu filho está lá na areia, brincando ingenuamente com o balde e a pazinha, naquela sunga vermelha cheia de barquinhos desenhados, com a fralda por dentro, o cabelo bagunçado do vento... e você quer guardar essa imagem pra sempre, certo? Você pega sua câmera, clica e, quando vai ver a foto em casa não sente toda aquela emoção de novo... porque tem mais gente na sua foto! Tem um cachorro molhado passando lá atrás, tem uma moça de biquini de menos e celulite demais depois do seu bebê, tem palito de sorvete e latinha de refri na areia. E isso tirou a atenção do seu bebê!!!! O que fazer? Procure um ângulo onde SÓ o seu bebê apareça ou... leve o mocinho para perto da água (e para longe dos ladrões de atenção) e clique ali! Não é simples?
(daqui Make and Takes)

(daqui Digital Photography School)

(daqui Digital Photography School)

Se você conseguir ir para uma praia mais isolada ou num horário bacana, tipo o começo da manhã (considerando o resto do mundo, fora você, quem é que acorda cedo nas férias????), aproveite o vazio da praia para fazer fotos que começam um pouco antes do mar e acrescente interesse à sua imagem!
(daqui Digital Photography School)

(daqui Light Stalking)

Atenção aos detalhes! Uma imagem que poderia passar despercebida (tipo uma conchinha brilhante, mas pequena) pode virar "A" foto da sua viagem!!!
(daqui Digital Photography School)

Existe mais coisa na praia além do mar! Tudo bem, eu sei que o mar é lindo! Mas... que tal fotografar os barcos coloridos? As casinhas de pescadores? A flor que cresce no meio da areia? O sino da igreja daquela cidadezinha antiga???
(daqui ZD Net)

(daqui About Cameras)

(daqui Digital Photography School)

Se der, emoldure sua foto!!! Como a gente já ensinou aqui. Use qualquer elemento que crie uma moldura... Não fica mais legal do que só a foto da água ou da praia???
(daqui Digital Photography School)


Acima de tudo, não se esqueça de proteger e de limpar a sua câmera. Limpe antes de cada foto (porque um grãozinho de areia pode deixar uma bolinha preta bem no meio da sua imagem e te dar o maior trabalho pra tirar, depois, no computador). E proteja a câmera da água, da areia, do sol, etc e tal. Nem precisava ter falado isso, né?

Quer ler nossas dicas anteriores e tentar aproveitar na sua viagem? Estão aqui: 1a dica, 2a, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a, 8a, 9a, 10a e 11a.

Ainda não temos palavra para o desafio CrazyJoy de fotografia, nesta semana. Então... eu vou lançar um desafio por aqui, mesmo! Como na semana passada! E o desafio da semana é "AZUL DA COR DO MAR". Encontre uma foto que traduza essa expressão e mande pra gente!

Bons cliques!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Mirys, Guigo e Nina...há pouco tempo comecei a seguir este blog e hoje resolvi conhecer um pouco mais da história desses 3 mosqueteiros. Me emocionei demais, enxuguei as lágrimas e percebi que aprendi muita coisa por aqui com vocês...desde a ser forte, ter fé e esperança, amar, respeitar e até fotografar.
Virei fã e vou voltar sempre pra "bater papo"...obrigada aos 3 por dividir com a gente essas lições!

bjs

Ana disse...

Verão é a melhor época para fotografar! Amo!
Ótima dicas!
Beijus!!!
*Não rola um fugidinha do trabalho? Rs

Anônimo disse...

Adoro suas dicas de fotografia. Vou tentar colocá-las em prática quando for rever a família de novo em Fortaleza.

Gisele Sá disse...

Amei as fotos do bichinhos e das crianças!!!

Anônimo disse...

Mirys, você explica com bastante simplicidade e mostra a prática do fotografar. Parabéns pela didática.
Bençãos e beijos.
Manoel.

Anônimo disse...

Boas dicas.

Eu estava justamente na praia...

Tirei várias fotos.

Vou postando aos poucos no blog.

bjo

Anavi

filhadejose.blogspot.com