terça-feira, 15 de maio de 2012

Alemanha - Berlin (Diário da Mirys)

Na Alemanha, é claro que nós fomos conhecer Berlin! Programa de praxe, imagino eu!!!
E como boa DESCONHECEDORA desse país incrível, as primeiras coisas que me vinham à cabeça quando alguém falava que ia / vinha / morava na Alemanha eram o holocausto, a perseguição aos judeus, o muro de Berlin. Eu estava redondamente enganada: a Alemanha vai muito além disso!!!!! Mas, eu adoro História e prefiro terminar com coisas bonitas e felizes: por isso, nós vamos começar nossa visita a Berlin pela parte difícil e triste... (amanhã, trago um post com a parte bonita, alegre, arquitetônica, 1o mundo de Berlin, ok? Quem volta amanhã levanta a mão!!!).
No caminho pra Berlin, nós paramos no meio da estrada num local que antes era um "ponto de verificação", onde a Alemanha era dividida entre a do leste e a do oeste, direita e esquerda, oriental e ocidental (desculpem, amigos, mas o Guigo está estudando direções e localização na escola, e eu estou na maior vibe "frente, atrás, direita, esquerda", etc e tal).
Tinha uma torre muito alta, cheia de megafones, holofotes de luz, onde ficavam os guardas armados, caso alguém quisesse "fugir".

E muitos conteiners, onde TODOS eram OBRIGADOS a passar e se identificar. Em geral, pessoas do lado leste não podiam ir para o oeste, e vice-versa (porque o país era dividido mesmo!). Mas... a capital Berlin tinha outra divisão, própria, só dela. Então, apesar de ficar no lado leste, DENTRO DE BERLIN tinha gente da Alemanha oriental e da Alemanha ocidental. Era uma loucura! Deu pra entender???
E, se você vinha do oeste e queria ir para a Berlin do oeste, tinha que entrar na parte leste da Alemanha, até chegar em Berlin (e ir para o "seu lado da cidade"). Por isso, você dava toda a sua identificação no check point e tinha um tempo contado, certinho, pra chegar no check point dentro de Berlin. Caso não chegasse, no tempo estimado por eles, seria considerado fugitivo!!! Meus sais...
O check point dentro de Berlin está lá, com uma simulação (guardas, bandeiras, barricadas) até hoje! No meio de uma das principais avenidas da cidade!!! Vigiado por soldados norte-americanos...
Do ladinho do check point, em Berlin, você pode ver, no chão, uma marca no meio do asfalto: era ali que passava o muro de Berlin (que dividia a cidade em leste e oeste)!
Dá pra perceber pelas fotos que o muro passava NO MEIO DA CIDADE, mesmo! Dividindo tudo entre o lado de lá e o de cá!
Um pequeno pedaço do muro está preservado até hoje, pra quem quiser ter uma noção da História. Eles fizeram uma exposição de arte a céu aberto, com pinturas dos dois lados do muro, todas relativas aquele período.
Do lado leste, depois do muro tem uma avenida e um rio. Do lado oeste, fizeram um grande parque, com gramas, onde as pessoas fazem picnics na hora do almoço. Impressionante o que o tempo (e muito boa vontade!) consegue fazer com coisas ruins...
Além disso, na parte histórica (que ninguém quer lembrar, mas... fazer o que?) de Berlin ainda temos que falar do holocausto e da perseguição ao povo judeu.
Fomos conhecer uma igreja do Kaiser, que foi bombardeada em uma das guerras, perdeu a sua torre, teve suas paredes e tetos rachados (reparem nas fotos!), mas, MESMO ASSIM, continuou a funcionar! Hoje, ela está lá... sendo restaurada... mas sem deixar de ser um marco para o que se fez, no passado.
Pra quem entende alemão ou inglês, uma placa explicativa:
E, no meio de Berlin, encontramos esta praça "memorial" aos judeus. Ela é conhecida como "cemitério", mas deve ser só uma simbologia, né? Porque as pessoas passam tranquilamente por ali, sentam-se em cima dos retângulos brancos de tamanhos variados, até fazem lanchinhos com os amigos numa manhã mais fria. Não deve ser um cemitério de verdade... só um memorial, mesmo.
Eu, que AMO história, adorei conhecer esse lado da Alemanha, também. Apesar de triste, apesar de negro, apesar de difícil... acho que temos que olhar para o que passou e aprender com isso! E acho o máximo quando um país (ou alguém) é grande o suficiente para não esconder o que não gosta, encarar de frente, deixar ali à vista de todos, para que todo mundo possa ter um exemplo do que NÃO SE DEVE fazer.

Alemanha: clap, clap, clap pra você!!!!

E, amanhã, voltamos com mais Berlin! O que vocês estão achando do tour, até agora?

11 comentários:

Ana Paula disse...

Uma aula fabulosa de história você nos deu da maneira mais agradável: cheia de fotos!
Beijo

Nana disse...

Realmente, eu tb tinha a mesma ideia q vc sobre a Alemanha. Q legal poder conhecer outras coisas e ver q esse país é bem mais bonito. Bj e fk c Deus.

Rafaella disse...

Apesar da história triste os lugares são lindos ne...
Adorei saber dessa parte com fotos e tudo...
E claro que eu volto para ver a parte boa ;)
Bjs

Alice Mânica disse...

Adorei as fotos! A Alemanha me impressiona muito, pela capacidade de recuperação de seu povo, sem perder sua história, com seu lado bom e seu lado ruim, que nos faz aprender com os erros pra não repeti-los.
Tenho um carinho muito grande pelo país, pois tenho uma "irmã" de intercâmbio que morou com a minha família há 10 anos e até hoje mantemos contato. Aliás, ela mora no Brasil!

Erika Rossoni disse...

Olá Mirys!

Estou adorando o tour na Alemanha.
As fotos como sempre são lindíssimas!
Muito obrigada por compartilhar conosco.
Abraços

Obs.: Preciso do seu email pra lhe enviar as montagens do curso que voce postou das fotografias.
E falando nisso, você tem mais dicas? Estou anciosa pra aprender mais

Beijos, Erika (kit)

Mirys Segalla disse...

Ana e Rafa: obrigada pelos comentários!!! A gente pede um TEMPÃO pra escrever (e anexar as fotos) tudo isso, ver o que é mais importante, tentar não deixar passar nenhum detalhe... Saber que vocês curtem faz TUDO valer a pena!

Bjos e bençãos.
Mirys

Mirys Segalla disse...

Nana:

Não é??? Não é???
A gente fica presa naquela ideia errada, triste, feia sobre a Alemanha. E o país é tãããão mais do que isso!

Bjos e bençãos.
Mirys

Mirys Segalla disse...

Alice:

Please, please, please (porque eu não sei escrever em alemão, senão escreveria, só pra pressionar!), pede pra sua irmã dar uma olhadinha nessa série de posts sobre a Alemanha! Vai que eu tenha escrito algo errado... Vai que eu esteja me esquecendo de algo importante...

Bjos e bençãos.
Mirys

Mirys Segalla disse...

Erica:

Temos mais dicas de fotografia, sim! Se tudo der certo, amanhã (sexta, como tradição), elas vão pro bloguitcho!

Meu e-mail é miriane.segalla@gmail.com

Bjos e bençãos.
Mirys

Unknown disse...

Que aula....que post.....bjus

Micha Descontrolada disse...

gostei de conhecer um pouco mais a história tb.

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ