terça-feira, 22 de maio de 2012

Alemanha - estradas (Diário da Mirys)

Algo muito interessante de se fazer na Alemanha é viajar... de carro!!! Na França, eu confesso que preferi andar de trem (você entra mais no clima do país, vai passando pelas diferentes regiões e vendo a paisagem mudar...castelos, girassóis, parreiras de uva, praias, montanhas com neve... ai, ai! Vocês não imaginam que cena LINDA E INESQUECÍVEL é olhar pela janela do trem e ver um "mar amarelo" de girassóis, bem ali, do seu lado! Mas isso fica pra outra sequencia de posts...).
Viajar de carro na Alemanha é uma emoção: porque as estradas estão por toda a parte, são ótimas e, na maior parte do caminho, não há limite de velocidade!!!! Só uma "indicação" para que se ande a 130km/hora! 130, people!!!! Cento e trinta!!!!! Como SUGESTÃO!!!! Logo pra mim, que sou conhecida como "lentinha" pela minha família, porque SEMPRE ando um pouquinho abaixo do limite permitido ou uns 10km abaixo (no mínimo), se estiver com crianças no carro! PS: quando houver um limite a ser respeitado (tipo perto da entrada das cidades), você verá um luminoso indicando a velocidade.
Na verdade, existem dois tipos de estradas na Alemanha:a Autobahn e as secundárias. A Autobahn, que é a principal, corta o país inteiro, é ótima (limpa, organizada, bem sinalizada, com postos e pontos de apoio em toda a sua extensão) e... NÃO É PEDAGIADA!!!! Quem mora em São Paulo e sofre com os pedágios põe o dedo aqui, que já vai fechar!!!
Foi na Autobahn, mais ou menos bem no meio da Alemanha (nós estávamos indo do oeste para o leste - Berlin), que nós encontramos aquele "check point", que foi utilizado quando o país ainda era dividido e as pessoas eram proibidas de transitar de um lado para o outro. Ao lado de um Burger King! Ah... a modernidade...
Como nós viajamos com um alemão legítimo ao volante, eu não sabia direito o caminho, nem olhei mapas, nem nada. Só fui curtindo a paisagem (não tem muito pra se ver, tá?). Fiquei impressionada com a quantidade de placas, indicando as cidades que estavam mais próximas e as maiores cidades do meio do caminho (achei interessante isso porque, aqui no Brasil, a gente só indica as cidades mais próximas, por ordem de proximidade).
E tinha uma placa que eu via muito: Ausfahrt. Depois da 3a ou 4a vez que vi o mesmo nome, pensei "noooooossa, essa deve ser uma cidade imensa, porque tem várias saídas da Autobahn com acesso a ela!". Mais uns kilômetros e lá estava a tal cidade, de novo, sendo indicada. Então, atualizei meu pensamento: "noooooooooossa, esse nome deve ser qualquer coisa tipo "Bom Jesus", que tem uma porção de cidades com o mesmo nome, no Brasil...". Mais uns kilômetros e lá estava a placa, de novo! "Não é possível!!!! Oh povo sem criatividade, esse povo alemão, pra colocar o mesmo nome em 514 cidades!!!!". Fiquei tão indignada que comentei (com delicadeza, é claro). Nosso anfitrião alemão caiu na gargalhada!!! "Mirys, isso nao é nome de cidade! AUSFAHRT quer dizer SAÍDA! É só uma saída da Autobahn, entendeu?". #vergolhatotal
O outro tipo são as "estradas secundárias", aquela que você pega para ir de um pequeno vilarejo a outro, aquelas que são quase que como ramificações da Autobahn. Essas são pequenas (e, ainda assim, não há limite de velocidade na maior parte do caminho! Afe!), estreitas (geralmente, pistas simples), passam no meio de florestas, campos de trigo/milho, não tem acostamento... mas são LINDAS de se ver!!!!
Por isso, amigos, quando decidirem visitar a Alemanha, não se esqueçam que os caras de lá produzem alguns dos melhores carros do mundo! E te oferecem algumas das melhores estradas do mundo, pra você poder testar tais carros!
PS: se você quiser mais dicas sobre as estradas e sobre a Alemanha, de uma maneira geral, esse blog é excelente: Alemanha: por que não?

5 comentários:

Mãe Viajante disse...

Mirys, adorei esse post! Posso publicar no Mães Viajantes Mundo Afora da sexta-feira da semana que vem?
Beijos
Livia
maeviajante.com

Mirys Segalla disse...

Livia:

É claro que pode!!! Seria uma honra!!! Se você puder, volta aqui pra me avisar se deu certo, está bem?

Bjos e bençãos.
Mirys

Nana disse...

EU QUERO!!! BJ E FK C DEUS.

Anônimo disse...

Deve mesmo ser uma delícia dirigir assim.

Micha Descontrolada disse...

q máximo...pois é, aqui o q mais tem é pedágio e estradas em condições precárias. aff

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ