sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alemanha - comidas e bebidas (Diário da Mirys)

Hoje é sexta-feira: dia de alegria!!! Final de semana está aí e ninguém quer mais ficar falando de coisas tristes, né?... Então, vocês desculpem o meu período "jururu", mas eu vou tentar ser leve (ou, pelo menos, trazer coisas muuuuuitooooo legais, misturadas com textos mais pessoais).

Por isso, deixo vocês com os deslumbres de um país que me encantou absurdamente...e provou que, as vezes, eu posso estar muito errada! Tudo bem: eu ainda prefiro Paris (e acho que vai ser difícil mudar isso), mas gente... A ALEMANHA É O MÁXIMO!!!

Uma das coisas que mais me empolga numa viagem dessas é a experiência gastronômica. Afinal, qual a vantagem de se estar num país e não se "sentir" esse país, como os nativos o sentem????

E vamos combinar que tomar cerveja e comer salsichas não é nenhum sacrifício....

Na Alemanha, existem milhares de tipos e marcas de cerveja (praticamente, cada cidade tem a sua!!!!). Tem com álcool, sem álcool, tem uma espécie de cidra (eu não gostei muito), tem escura, clara, tem maltzbeer (que é aguada, e não docinha e escura, como a do Brasil), tem encorpada, tem levinha. Os caras bebem cerveja como nós (deveríamos beber) bebemos água! E sempre tem uma salsicha pra acompanhar... com mostarda! AMEI VIVER DISSO POR DUAS SEMANAS!!!!!
"Sair pra beber", na Alemanha, é pra quem é macho!!! Os copos de cerveja são, na verdade, jarras! PAR-TI-CU-LA-RES! Individuais! Você pede a cerveja tal e se não especificar que só quer metade... vem um litro!!! Sorte que lá não é quente como aqui (porque cerveja quente não desce, né?). A saída pras meninas é pedir cerveja com SODA! Fica ótimo! Garanto! Tomei várias dessas por lá! Tem gente que mistura com coca ou outros refris, mas com sodinha (ou sprite) é perfeita!!! #ficaadica
Pras crianças: salsicha com fritas e refrigerante!
Fora os queijos, os chás, os frutos do mar, as saladas...

As frutas são um capítulo à parte! Árvores frutíferas são vistas em qualquer rua (menos em Berlin...) e você pode pegar e sair comendo uma ameixinha, uma pera, uma maça. Espetáculo da boa alimentação!!! E, no mercado, você mesmo escolhe, pesa e coloca o preço nas suas frutas (reparem quantas opções na balança!). PS: as maças são um caso peculiar - alemães são loucos por maças! Tem em toda casa um pé de maça! Tem suco de maça, torta de maça, pão de maça, doce de maça, salgado com maça, creme de maça... enfim, uma loucura! Merece um post individualizado!
Falando em frutas, os alemães adoram uma tortinha de fruta. É uma das refeições do dia! Tipo: acorda, toma café da manhã, trabalha, almoça, trabalha, faz um café COM TORTA, descansa / toma banho / whatever, janta, termina o dia. Pra minha sorte, as tortas de fruta alemãs são como as francesas: massa fininha e muita fruta em cima! Eles só aumentam com um creminho (tipo chantily, mas mais leve) que deixam de lado, pra quem quiser. Tãããããão diferente das tortinhas brasileiras, não é não? Eu acho muito irritante pedir uma tortinha "de morango", no Brasil! Vem uma massa da largura de um dedo grosso, muito creme no recheio e 3 pedaços de morango em cima, dando tchauzinho pra você!!!! Pra ficar vermelho, colocam gelatina por cima do creme! #raiva
Cores, sabores, texturas, tamanhos...

E você, também curte experiências gastronômicas nas viagens??? Tem algum caso preocupante ou engraçado pra compartilhar?? Conte pra gente!
Bom final de semana, galera!
Deem um beijo na mãe de vocês, por mim!

6 comentários:

Ana Paula disse...

Coloridíssimo, alegre e divertido post!
Mas acho que estar aqui frente a frente com estas lindas e saborosas fotos cheia de fome, com uma sopinha rala na panela...
Beijo e um feliz dia das mães.

Mila Machado disse...

Sou mais os doces...
Minha linda, vou te enviar na segunda as suas pimentinhas OK?
bjo, bjo

Nana disse...

Adorei o post! Realmente, a Alemanha deve ser um país lindo para se conhecer. Ainda mais quando você tem como base fotos tão legais..kkk. Bj e fk c Deus.

Bina disse...

Adorei!!!
Ainda não tive a oportunidade de conhecer culturas diferentes, para saborear as suas delicias, mas tenho vontade. Mesmo não tendo certeza se vou gostar, sempre peço "pratos" diferentes, penso que vale a pena experimentar. Imagine estando em outro país que tudo, ou a maioria das coisas/comidas, são novidades.
Quanto as tortinhas de frutas, pensei nisso ontem mesmo, quando ia pedir uma torta de morango, mas analisando bem, mudei de idéia, tinha realmente 3 morangos e muito creme...

Com certeza darei um beijo em minha mãe dizendo ser seu e vc faça o mesmo!!! Dê um abraço e um beijo na sua mãe e nas suas irmãs mamães e futuras... e pra você...UM SUPER BEIJO BEM FELIZ NO CORAÇÃO!!!

Claudia disse...

Nossa, que tudo uma viajem assim. Obrigada por compartilhar. Bjos.

Micha Descontrolada disse...

to amando os posts da alemanha..vou ler todos.
eu confesso q não sou mto de provar coisas diferentes e tal.

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ