sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dica de Fotografia # 21 e Desafio Fotográfico (Diário da Mirys)

E hoje é sexta-feira!!!!! Não é muito a minha praia, esse tipo de fotografia, mas achei que seria beeeeem legal ter umas dicas sobre isso, pra quem gosta, né? Afinal, a ideia do "Dicas" não é ensinar trupes para os especialistas, mas pra nós, pessoas normais e fotógrafos de finais de semana, que só querem deixar aqueles cliques com o fator "UAU"!!! Por isso, a dica hoje é: SABOROSA, APETITOSA, VISTOSA CO-MI-DA!!!
(daqui)

Como fotografar comidas e fazer todo mundo ficar com água na boca? Trabalhe com alimentos frescos! Se você precisar fotografar por um período loooooongo de tempo, troque algumas coisas que podem estar com aspecto mais "cansado", tipo as verduras da guarnição. Afinal, a ideia principal é fazer os outros terem vontade de comer o que está na imagem e ninguém tem vontade de comer rúcula murcha, né?
(daqui)

(daqui)

Limpe o prato!!! Espere! Não coma a comida antes de fotografá-la! O que eu quis dizer foi limpe os excessos (de molho, de azeite, de grãos "fora do lugar"), que estiverem no prato, ANTES de fotografá-lo. Depoooooooooooois da foto, você pode limpar o prato "literalmente", tá? Se o objetivo é fazer os outros ficarem com vontade de comer e você mesmo já ficou, é um ótimo sinal!!! Coma a comida como uma recompensa! rsrsrs
(daqui)

(daqui)

(daqui)

Atenção aos detalhes! Se você vai fotografar um peixe grelhado, um sanduiche na sanduicheira, um sushi de salmão... tenha o cuidado de escolher pra fotografar aquele peixe que tem as marquinhas perfeitas da grelha, ou o sanduíche que tem as marcas simétricas da tostequeira, ou o sushi lindamente enrolado. Os detalhes fazem toda a diferença, lembram??? (dica sobre detalhes = aqui)
Encontre um lugar iluminado pra montar a mesa! Primeiro porque é mais agradável comer ao ar livre (e, no fim das contas, você vai comer o que está fotografando, não vai?). Depois porque a luz NATURAL é bem melhor para a comida! Caso contrário, você poderá ter efeitos "brilhantes" (tipo um reflexo de uma gordura ou uma luz de flash na lateral da carne) que podem tirar o apetite de quem vir a sua foto. Então, se der pra evitar a luz do teto ou a luz do flash, evite! (se ficar um pouco escura, você clareia a foto toda no computador, depois)
(daqui)

(daqui)

(daqui)

Chegue perto da comida! Ela não morde! É o contrário! Eba! Mas, pra fotografia, a aproximação com o objeto fotografado fará com que algumas partes da foto saiam de foco e é isso mesmo que se quer! Por isso, se tiver uma fileeeeeeira de docinhos, não tire uma foto de longe e deixe todos minúsculos. Chegue bem perto, foque na parte da frente e deixe o resto da comida ficar, misteriosamente, desfocado... vai aumentar o interesse!
(daqui)

Use simetria e cores! Isso pode vir muuuuuito a seu favor! Simetria significa criar um lado igual ou parecido com o outro. Assim, a imagem fica balanceada (mas não se esqueça de NÃO colocar o objeto fotografado bem no meio da foto - dica de fotografia # 2). Quanto às cores, elas podem levar sua foto para um outro nível! Se não tiver cores suficientes na comida, coloque adereços por perto (prato colorido, uma taça com vinho, um ramo de flores ou de manjericão... deixe a imaginação rolar!).
(daqui)

(daqui)

(daqui)

Estrague a mesa dos docinhos (mas deixe tudo mais perto)! Se for fotografar uma festa de criança ou adulto, não fotografe a mesa do bolo, com os docinhos, "de cima", com os doces "espalhados". Sua foto ficará muito mais interessante se você colocar vários docinhos juntos e fizer uma foto mais "cheia". Entendeu? Só se lembre de voltar tudo pro lugar, depois! (PS: se a dona da festa não deixar você mexer na mesa, procure um ângulo - geralmente, próximo do tampo da mesa - e fotografe de lá. Você deixará o primeiro doce focado e o restante fora de foco... não parecerá que eles estão tão longe).
(daqui)

(daqui)

E pra vocês entenderem todo o processo e a diferença que poucas atitudes podem fazer, eu fiz uma foto horrível e melhorei, depois, só "recortando" a imagem. Ela não ficou ótima, mas dá pra vocês terem uma ideia da diferença que JÁ FEZ!
E o desafio da semana é... FOTOGRAFAR ALGO DELICIOSO QUE VOCÊ VIR NESSE FINAL DE SEMANA! Fácil, fácil, né? Pode ser uma suculenta carne de um churrasco, aqueles queijos do jantarzinho a dois, os doces da festinha de aniversário... divirta-se! É o mais importante! E, se quiser nossa opinião sobre a sua foto, deixe seu link (onde publicou a imagem) nos comentários ou nos mande por e-mail (miriane.segalla@gmail.com).

(daqui)

O que??? Você está de regime??? Ora, então seja criativo e mantenha o bom humor!!!
(daqui)

Pra quem quiser relembrar, as dicas anteriores foram essas:
1a dica - pense na foto,
2a dica - regra dos terços,
3a dica - emoldure,
4a dica - dirija o olhar,
5a dica - linhas convergentes,
6a dica - esqueça o flash,
7a dica - fotografando pessoas,
8a dica - fotografando animais,
9a dica - fotografia de casamento I,
10a dica - fotografia de casamento II,
11a dica - crie imagens com palavras,
12a dica - férias na praia
13a dica - férias na cidade.
14a dica - no quintal de casa.
15a dica - cores!
16a dica - use acessórios.
17a dica - fotografando crianças.
18a dica - ligeiramente grávidos...
19a dica - detalhes nada pequenos.
20a dica - baby photo.

(daqui)

Um comentário:

Débora disse...

Esse post vai me ajudar. Amo cozinhar e sou altamente reconhecida como a chef oficial da familia e amigos (rsrs). Vou começar a fotografar minhas alquimias...