quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Palavras: como usá-las? (Diário da Nina)


Oi galera!!!

Na semana passada, a gente estava no carro, indo pra escola, e o Guigo falou algo pra mãmi. Não me lembro bem o que era, mas a mãmi respondeu: "-filho, fica sussa!".

Rapidamente, eu corrigi: "-não mãmi, você falou errado."

Ela olhou pra trás (estávamos parados no semáforo), com aquela cara de interrogação...

Eu confirmei: "-é mãmi, você falou errado. Você falou fica sussa. Mas o Guilherme é me-ni-nO, então você tinha que ter falado 'fica sussO'!!!"

Mãmi caiu na gargalhada e, aí, quem ficou com cara de ponto de interrogação fomos nós dois. Ela não diz sempre que o certo é "obrigadO", "carinhosO", "satisfeitO" se a gente é meninO e tudo com "A", se a gente é meninA??? Então....

Ela tentou explicar que "sussa" não é uma palavra que tem gênero, mas é o diminutivo de "sossegado" ou "sossegada".

"-Então, devia ser 'fica susse', né mãe?"

Bjos e bençãos.

Nina

OBS: segunda, eu surpreendi, de novo. O Guigo fazia tarefas, eu fazia as tarefas inventadas pela mãmi (que achou uma revistinha grande Coquetel Infantil - ótima!) e a mãmi gerenciava os dois. "-Que lindo, filhota!" "-Muito bem, filhote, que palavra grande" "-Uau, que capricho." "-Agora, as letras têm que voltar pra linha...". Quando eu me cansei, desci da cadeira e, toda teatral, como sempre, disse: "-mãmi, eu (apontando pra mim) já acabei. (mão na cintura) E o Guigo, não acabou ainda não?" "-Mas filhota, o Guigo é maior e ele tem mais tarefas. Ele ainda está fazendo a última." (eu, com as palmas das mãos viradas pra cima e suspirando) "-Afe! (mão na cintura, pra lá e pra cá) I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL!". E a mãmi, depois de se matar de rir, ficou pensando... onde será que eles aprendem essas coisas????

2 comentários:

tia lu disse...

adorei a minha sobrinha, fantastica e as caras que ela faz sao otimas nao existe igual

Anônimo disse...

Olá menininha

Concordo com a tia Lu. As carinhas suas são um encanto.
Estou colocando todas no "papel de parede" do notebook, ao lado da foto do seu "daddy".

Bjs do

Vô Alma