domingo, 15 de agosto de 2010

Um mundo todo novo... das PALAVRAS!!! (Diário do Guigo)

Amigos, eu estou gostanto MEEEEESMO dessa coisa de ler! Após pouquíssimos meses que eu descobri que podia fazer isso, eu já me sinto "super experiente" em leituras e até desafio a mãmi: "-vamos ver se você sabe ler o que está escrito ali! Eu já li! Fale o que está escrito para eu ver se você acerta!". Mas, ela sempre acerta....

Nesse sábado, que nós ficamos na casa nova, só nós três, nós "metralhamos" a mãmi com livros. Contamos histórias para dormir, na sexta, histórias quando acordamos, no sábado, histórias (muitas!!!) com a Maria Clara (do tio Emanuel e da tia Adriana!) no sábado à noite, enquanto a mãmi esperava a pizza, histórias para dormir, no sábado. É incrível!!! A gente não se cansa!!! E agora, como EU leio, eu dizia: "-mãmi, eu leio os títulos!" ou a gente dividia (1 página pra mim e 1 pra ela, se o livro fosse pequeno).

Tem gente que diz pra mãmi que ela "perde" tempo com tanta historinha. Que ela devia aproveitar melhor o tempo dela: organizar a casa, ler um livro pra ELA, assistir a filmes, responder e-mails, dormir, etc. Mas ela acha SUPER PRECIOSO esse momento da história! Desde que a gente era minúsculo (palavra nova que usamos muito)!

Ela acha que amor por livros se passa desde cedo! Ela ainda se lembra das histórias que o vovô contava (lendo ou inventando) para ela, quando era pequena. E assim nós vamos aprendendo palavras novas, a falar português direitinho, a ter imaginação, aprendendo fatos e histórias verdadeiras. Histórias nos levam a mundos diferentes dos nossos, super interessantes, sejam reais ou não!

Até inglês a gente já aprendeu (um pouco) pelas historinhas da hora de dormir. A mãmi cansou de contar a mesma história, "trinta vezes", todas as noites (porque criança é assim: quando gosta, só quer aquela!!!). Então resolveu evoluir. Conta a história a 1a vez, normal: "era uma vez, um leão e um tatu que viviam na grande floresta". Na 2a, ela já evoluia: "era uma vez, um lion e um armadillo que viviam na grande floresta". E o resto da história ia toda com o leão sendo chamado de "lion" e o tatu de "armadillo". Uns dias depois, ela já contava a versão com os nomes em inglês, na 1a vez. Na 2a, já dizia: "once upon a time, there was a lion and an armadillo que viviam na grande floresta!". Daí, ela ficava nessa versão, por uns dias, e evoluia de novo!

E pra que a gente percebesse que livros são legais mesmo, lá na casa de Jaú, a mãmi colocava um colchão no meio das nossas camas, lia alto uma história para cada um (3 = uma minha, uma da Nina e uma escolhida por ela), nos dava um beijinho de boa noite, fazia orações e... ficava lá, deitadinha, lendo um dos livros dela, até a gente dormir e ela sair, de mansinho, do quarto (para levar um lanchinho pro pápa que estava no quarto da frente, lendo pro mestrado).

Então, devido a todo esse histórico, eu achei o máximo poder ler e saio lendo TUDO por aí! Placa de carro, outdoor, embalagem de pasta de dentes, capas de livros, tudo mesmo! O problema é que na nossa igreja, todo o roteiro do culto é transmitido no datashow e eu ficava lendo alto: "lo-u-vo-rrrrrr e a-do-ra-ção" (daí falava rápido "louvoreadoração!"), "me-n-sa-ge-m" ("mensagem!"), e a mãmi ficava "shuuu, shuuuu", explicando pacientemente que, na igreja, nós temos que falar baixinho. Mas, eu estava deslumbrado e lia tudo alto, mesmo! Ora, EU SEI LER!!!!! E isso é um grande acontecimento!!!

Mas, agora, que eu já leio super tranquilo, não fico mais falando as coisas alto. Eu me comporto. Só que hoje, no culto, teve uma hora de "oração silenciosa" e, depois de um tempinho, apareceu no telão "oração audível". Eu li, baixinho, virei pra mãmi que estava no banco de trás e perguntei (em alto e bom tom!!!!): "ôh, mãmi, o que que é oração au-dí-vel? Tá escrito lá, olha!"

Um comentário:

Camila disse...

Guigo, que legal saber que você já é 'craque' da leitura!! Fiquei muito feliz quando leu as placas pra tia no filme do Shrek, lembra??
Logo nos encontraremos de novo e aí quero que você me mostre sua leitura de novo...
Beijo pra vc, pra Helena e pra mamãe!
Tia Camila