sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tarefas (Diário da Nina)


Pessoal, desde o começo do ano, temos uma nova palavra em nossa rotina: tarefa! Ou dever de casa, ou homework, ou o nome que você quiser dar. É quando você fica trabalhando e estudando, mesmo DEPOIS de acabado o horário da escola. Geralmente, todo mundo detesta, né? Pois é... a gente ADORA!!!!!

A mãmi diz que tudo na vida é uma questão de atitude e que tudo que as crianças ainda não conheçam vão gostar ou não gostar dependendo da atitude dos pais. Então, ela procura ser super positiva para coisas que acha importantes! Faz "teatro", inventa músicas, elogia... e a gente vai na dela!

Pra comer, por exemplo, quando a gente via uma coisa nova e não queria nem experimentar, dizíamos "não gosto". E a mãmi vinha com a resposta: "-como você sabe que não gosta se nem experimentou?". Se mesmo assim a gente não cedesse, ela mesma comia, tecendo altos elogios: "-Huuuummmmm, essa berinjela está di-vi-na!" "-Uau, que delícia de beterraba!". Resultado: hoje, parecemos aquelas crianças do comercial do "mãe, compra brócolis?" (PS: A-DO-RO brócolis!!!).

Para tomar vitaminas, mãmi tinha histórias: era uma vez um bichinho da força, que morava dentro do pote de vitaminas; daí, um dia, ele resolveu ajudar uma linda garotinha, pulou para a colher com os seus amigos ("vamos contar, filhota? Uma, duas, três... vinte gotinhas!"); e pluft! Foi para a boca da garotinha. (Nessa hora, ela colocava a colher e o remédio de lado, e ficava passando os dedos na gente, como se fosse os bichinhos da força). Da boca, ele foi descendo, descendo, chegou na barriga e... se espalhou pelo corpo!!! Agora, a menininha já está mais forte!

Arrumar a bagunça em casa virou uma hora muito divertida, graças à Tia Sandra, do Rafa! A gente brincava, brincava, brincava e os brinquedos ficavam lá, todos espalhados. A mãmi chamava para guardar, dizia que os brinquedos eram nossos então a responsabilidade era nossa. Mas, um belo dia (noite, na verdade), o Rafa estava em casa e fez parte de toda a bagunça. Na hora do tio André e a tia Sandra irem embora, nossos pais disseram "pode deixar, a gente arruma". Mas, a tia Sandra pegou na mãozinha do Rafa e disse: "-quem vai fazer o 'quem ajuda' do Cocóricó?". Até hoje, quando a gente precisa arrumar algo, a mãmi sai cantando "quem ajuda, quem ajuda, quem ajuda", e a gente atrás, embalados pela música.

Com a tarefa não foi diferente. Quando o Guigo chegou com a 1a tarefa, a mãmi logo exclamou: "-Tarefa??? Filho, que legal!!! Tarefas são suuuuuuuuuuupeeeeer legais!!! E ajudam a gente a ficar mais inteligente." Pronto! Estava feita a mágica! Qual o resultado? O Guigo QUIS fazer aquela e todas as outras tarefas? Sim... mas EU quis tarefas também!!!! Poxa, se é tãããããão legal, eu também quero!!!!

Então, passamos o semestre passado inteiro com a mãmi "criando tarefas" para mim. Porque o Guigo tinha tarefa da escola todo dia e eu tinha um dia só. Então, nos outros 4, a mãmi arrumava algum desenho para eu pintar (imprimia da internet, comprava revistinhas - as da "Escolinha" são ótimas, etc).


E a gente foi assim... por um mês ou dois. Um dia, eu "estressei". Chegou na hora da tarefa, o Guigo tinha a dele e eu pedi a minha. Minha mãe apareceu com uns desenhos da Ariel (minha preferida) para pintar e... eu me comportei como uma legítima filha de Miriane (teatral). Empurrei as folhinhas de volta, com a minha mão, bem delicadamente, olhei bem séria para a minha mãe e disse: "-mãmi, isso é tarefa de bebê. Eu não quero pinturas. Eu quero tarefa DE VERDADE!"

Bjos e bençãos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nina

O vovô acordou, e logo cedo leu o seu blog, e mandou muitos beijinhos para a sua "linda" foto colocada nele.
A mammy é demais, não ?
Ela tem imaginação para inventar tais coisas, mas você precisa fazer as tarefas.

Benção e beijos

Vovô Alma

Anônimo disse...

Olá Nina

Hoje cedo, logo que o vovô acordou, ele leu o seu "blog", e mandou mundos beijinhos para aquele rostinho lindo que apareçe lá.

A mammy é demais para inventar historinhas mesmo. Mas, nma coisa, ela está certa, todos temos que fazer tarefas, todo dia.

Mais um beijo do


Vovô Alma

Unknown disse...

Nina, que foto linda!!
Bjs
Tia DAni