segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como é que fala "cálcio", mesmo? (Diário da Mirys)

Bauru, 22 de julho de 2010.

É oficial: trabalharei em Bauru, hoje (quinta) e sexta, e todos os dias da semana que vem. Hora de colocar as visitas daqui em dia!!!!

E comecei MEGA bem: sai para tomar um café, depois do expediente, com a minha prima Nara e o Fá (quase marido! Eles se casam em uma semana!!! Que feliz!!!). Era para durar uma meia hora... durou quase "seis meias horas"!!!!! Foi delicioso! Falamos sobre o mundo, colocamos as novidades em dia, combinamos mil coisinhas para o casamento e o chá-bar, discutimos a vida!

O problema só foi na hora de pedir a bebida. Eu não tomo café (ADORO o cheiro, o ritual para fazer, a confraternização de "beber" um café, enfim: gosto de tudo, mesmo do gosto). E não podia tomar coca ligth por ordens da dentista, ontem... (é... a Amanda, mega amiga lá de Ituverava, tinha mesmo razão: estou viciada em coca light. Mereço o apelido de garota coca light com toda a pompa e formosura. Desde janeiro, venho tomando quase uma latinha por dia! E se não bebo, sinto falta. Passei a comprar a tal da coca light plus que, supostamente, é melhor do que a coca zero, porque é "plus". Deve ter alguma coisa boa a mais....).

Acabei pedindo um suco e contando a história da dentista pra Nara. Num desses dias, passando a língua pelos dentes, "pá"! Senti um quebradinho! Oh não!!! Fiquei com medo de ser um quebradão, afinal era no dente láááá de trás, daqueles que não dá pra ver no espelho! E já fazia quase um ano que eu não ia ao dentista. E se fosse uma gigantesca cárie que tivesse quebrado meu dente??? Sei que, racionalmente falando, não era possível (cáries não ficam gigantescas e tomam o dente todo a ponto de quebra-lo, em um mês), mas quando você é leiga, apavora. Apavorei!

Como já estava em Jaú, mesmo (era feriado do dia 09) marquei a dentista por lá. Amigona da minha mãe. Um doce de pessoa! E uma dentista de mão cheia! Que fez questão de me atender na correria e não deixar pra segunda ou outro dia útil normal. Cheguei lá, ela foi toda meiga comigo, me disse que estava orgulhosa de mim por como eu estava me saindo nessa etapa de transição, de como eu não tinha deixado a peteca cair, de como eu estava cuidando das crianças. Quando viu meu dente, disse: "-Mirys, é só um quebradinho, mesmo. Não se assuste. Nada de cárie nesse dente." Ufa. Adeus sonhos com cáries gigantescas!!! "-Mirys, mas você está super bem, considerando tudo o que passou! Você não emagreceu, não engordou, não teve nenhuma disfunção hormonal, seu cabelo, sua pele estão lindinhos (ela fala assim mesmo!). Está tudo bem! Era esperado que você tivesse várias outras coisas, mas você é uma pessoa com uma cabeça muito boa, muito inteligente, com uma fé muito forte, e está se saindo muito bem de tudo isso. Se você tinha que 'quebrar', quebrou só um pedacinho de um dentinho láááá de trás. Praticamente nada!"

Pronto, dente (e alma) refeito(s), saí da dentista com uma proposta irrecusável: me cuidar. E comecei por lá mesmo! Resolvi fazer uma limpeza profunda e um clareamento suave, pra só ter que pensar em dentes no ano que vem!

Só que o tal clareamento te impede de tomar café (tudo bem, não tomo mesmo...), coca light (eu amo!!!), chá mate (eu amo!!!), vinho tinto (eu amo!!!!), consumir shoyo (eu amo!!! esssencial na comida japonesa que eu adoro!!!) e outras coisas deliciosas da vida. Fazer o quê? Tudo tem seu preço. Não ia ser o fim do mundo ficar um tempinho sem isso. Amigos: a partir de agora, prefiro vinho branco! E não se preocupem com a coca (já aprendi que, se tomar de canudinho, lá no fundo da boca, tudo bem).

Então, voltando à Nara... Lá estava eu, contando pra ela essa história aí de cima, de trás pra frente: falei do clareamento, falei da dentista, falei do dente quebrado.

"-E a dentista me disse que eu tava super bem, prima. Que era esperado que eu tivesse várias outras reações e eu só tive essa."

"-Sei, Mi..."

"-Ah, Nara, eu podia estar com falta de ferro, falta de várias outras coisas, mas só tive esse problema. A dentista falou que falta... falta... falta (cálcio!!!!!! Por que não me lembrei dessa palavra na hora??? C-Á-L-C-I-O! Porque a Nara me daria uma sábia resposta, mesmo sabendo que eu procurava pela palavra "cálcio")... falta... falta..."

"-Falta tudo, né Mi?"

"- É Nara... falta tudo!"

3 comentários:

Anônimo disse...

Sobre não tomar café, acho que neste caso (e tomara que não) eu seja uma exceção.
Porém, fazendo uma paráfrase ao seu comentário e me valendo de que pelo menos do cheiro você gosta, vou te mandar um texto que uma grande amiga minha (aliás, grande só na consideração pois é quase uma anã!) me mandou. Achei linda a homenagem e mesmo não gostando de beber café, acho que vai gostar do texto:
"Café com pão, café com pão de queijo, café com chocolate meio amargo, café com sequilhos, café com tudo!
Café para o ócio, para acordar, para criar coragem...
Café para ser feliz, para se apaixonar, para dizer ao mundo: "Eu sou forte!"
Café para os amantes, para os iniciantes, para os viciados, para todos sem discriminação de raça, idade ou credo.
Enfim, café para aqueles que se agradam, que necessitam de sabor, de cheiro, de mais um pouco de sensação em suas vidas.
Saber apreciar a arte escondida em uma caneca de café é um hábito singular, apesar de sua trivialidade.
Fica registrada a minha homenagem ao meu amigo nem tão preto, mas com características de um caráter e valores fortes e inconfundíveis comum um bom café. Sei que o apelido é pela cor, mas pra mim é pelo conteúdo.
Aceite o carinho, meu amigo Caffé!"

Mirys Segalla disse...

ADOREI o texto!
Inspirada essa sua amiga!

Só acrescentaria a frase... "caffé pra caminhar, caffé pra conversar sobre a vida"!

Engraçado que algumas coisas nós fazemos uma única vez na vida e nos marcam para sempre...

Bjos. Saudades, primo!

Nana disse...

Desculpe nao concordar muito com sua amiga... com Deus junto de vc (conforme sua dentista falou sobre sua fé e firmeza em tudo que te aconteceu), não te falta nada não, flor!!!
E, claaaaro, q vc nao precisava ir na dentista pra se convencer que é uma gatona super poderosa-maravilhosa-vitaminada né?!
Bjs e fiquem com Deus.