segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Paz! - Coisas Imprescindíveis da Vida nº 20


Queridos: eu poderia escrever sobre o tema de hoje. Totalmente IMPRESCINDÍVEL para uma boa vida, em 2011 e em todos os outros anos que se vierem. Mas... achei que seria meio parcial e acabaria escrevendo, de novo, mais ou mesmo o que escrevi aqui. Essa, para mim, foi a paz mais importante do ano!

Mas, uma amiga escritora escreveu um texto, no blog dela, que mexeu MUITO comigo (mãe é fogo!). Ela contou uma conversa que teve que ter com a filha, a pedido do motorista da van escolar... que se ele gritasse "abaixem", a filha deveria abaixar a cabeça. Isso porque ela mora num pedaço lindo e, infelizmente, violento do Brasil: o Rio. Então, achei que ninguém melhor do que a Mari Hart para falar para gente sobre paz, dessa forma mais "física" do que nunca. Dessa que cada um de nós pode fazer sua parte para trazer aos outros!!! Dessa que podemos ensinar aos nossos filhos e, talvez, trazer uma esperança de um amanhã tranquilo. Com lutas, sim. Mas com lutas justas (não crianças versus balas perdidas!).

Com vocês, minha querida Mari Hart!!!

Quando se pensa em uma coisa imprecendível na vida, penso logo em uma única pequena palavra, que envolve todos os outros desejos e necessidades. A PAZ.

Mas não é só naquela paz de espírito que é nossa busca incessante durante toda a vida, e nem aquela paz da alma que tentamos equilibrar diariamente com as adversidades do dia a dia. É outro tipo de paz.

E se me perguntarem qual meu maior medo na vida, eu como carioca da gema digo: A violência urbana.

Amo a minha cidade com todas as forças do meu ser, morro de orgulho de ter nascido, vivido e criar meus filhos nesta cidade tão cantada em verso e prosa, mas diante dos últimos acontecimentos, eu sinto medo. E aquela paz que tanto prezamos não esteve presente em mim com todo o horror que vivenciamos.

A guerra pela triste realidade do tráfico de drogas nos morros do RJ, gerou medo, desconforto, aterrorizou a população que hoje respira aliviada com a resposta do poder público. Mas a tão desejada paz que queremos ainda não chegou com a pacificação dos morros como imaginamos. Ainda falta muito a fazer, muito trabalho para tirar o Rio de Janeiro das mãos da bandidagem, para começar pelo engravatados.

E é a essa completa paz que eu faço meu apelo, um apelo sufocado pelo fim da violência e que possamos enfim viver com tranquilidade. Quero usufruir do meu direito de ir e vir, quero não precisar criar meus filhos em uma bolha e ouvir uma bela canção em homenagem a cidade ao invés de tiros.

Não só para o povo carioca, mas para o Brasil como um todo. É o que eu desejo a todos nesse novo ano que se aproxima. Que ela invada sua casa e seu coração todos os dias do ano e que possamos comemorar com a bandeira branca o fim de uma era violenta! Vamos gritar todos juntos em uma só voz ... PAZ!

8 comentários:

Mari Hart disse...

Muita PAZ pra todos nós!!!! =)

Agnes, Mãe do Pedro Henrique disse...

adorei seu blog, conheci atraves do blog da mamae polvo!
vou ta sempre aqui, to seguindo!
bjos

Desconstruindo a Mãe disse...

Oi, menina Mirys, que coisa linda o blog dos 3 mosqueteiros!
Estou conhecendo vocês faz algum tempo, por dica da Mari Hart, tua grande fã.

Fiquei encantada com tua fimreza na fé, tua garra e também com a capacidade de encontrar motivos para agradecer. Gratidão é algo que procuro sempre lembrar meus filhos, especialmente nas nossas orações.

Amei também tua imagem convocando a orar pela cidade...

Vou continuar me rasgando em elogios, mas na verdade é tarde, 01h52min da manhã e logo vou pegar a estrada pra estar com familiares na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Desejo que, como diz aquele antigo hino, "a graça do Senhor Jesus e o amor de Deus o Pai... E a comunhão, a comunhão do Espírito reine aqui... E para sempre, para sempre, e para sempre... Amém"!

Que neste natal haja muita gratidão, muita lembrança do aniversariante e que esse momento mágico sirva de impulso pra que vocês continuem felizes em sua jornada. Com a nossa torcida, claro!

Beijos estalados em suas bochechas!
Ingrid, de Porto Alegre, RS!

Adriana Alencar disse...

Olá! Gostei muito de conhecer o seu blog, sou mãe de dois "mosqueteiros", hehehe , e estarei passando por aqui para dar um oizinho. Procurei pelo marcador início, como você sugeriu, mas não encontrei.
Bj
Adri

Unknown disse...

Estou adorando ler seu blog... conheci ele por meio do mamãe polvo e estou achando sua história de vida linda, uma lição que muitos de n´so temos que aprender... continue assim, tenha um ótimo Natal e um 2011 cheio de realizações e conquistas!!! Beijos mil

Dani disse...

Sou fã da Mari, que além de ser uma pessoa maravilhosa, escreve como poucos.
Torço pela paz no Rio, que é mesmo uma cidade linda.
Estou seguindo o blog dos 3 mosqueteiros!

Jo Turquezza disse...

Oi, estou aqui através da mãe polvo, a Mari querida.
Vou ler tudo desde o começo (assim que faço quando começo a Seguir um blog). Mas só depois do Natal, pois o tempo é escasso mesmo. Até lá. Feliz Natal. Saúde e Paz.
http://turquezzavariedade.blogspot.com

Amanda Luna disse...

a violência infelizmente está em todo lugar, hoje mesmo falei sobre isso no blog, comentando sobre o bairro onde cresci! Acho que estamos todos cansados dessa guerra, precisamos com certeza de muita paz!!
Fiquei um tempo longe da net, mas agora voltei e venho sempre viu?
beijão
blog: www.sermulhereomaximo.com.br
loja: www.sermulhereomaximo.com