domingo, 21 de novembro de 2010

TROCA!!! (Diário da Nina)


Oi pessoal!

Como vocês bem sabem, os 3 mosqueteiros aqui têm rodinhas nos pés!!! Adoramos viajar!!! E, nesse final de semana, recebemos um convite irrecusável: comemoração de final de ano lá em Ituverava, com o pessoal do trabalho da mãmi. A-MA-MOS aquele povo e aceitamos o convite correndo (vai que eles mudassem de idéia... rsrsrs).

Então, na sexta, todos os preparativos feitos; no sábado, bem cedinho, pegamos a estrada. São só duas horinhas!... "Nada", praticamente, perto das 9/10hs para Goiania (setembro), 6/7hs para a praia (outubro) ou 8/9hs para Campo Grande (no comecinho de novembro).

Desta vez, fomos só nós 3, ou seja, mãmi tinha que dirigir e controlar/entreter a gente. Como a viagem era curta, não precisava de suco, água, comida, etc. Mãmi deu uma caixinha de suco para cada um, no posto, e um pacotinho de bolacha (que chegou intocado em Ituverava). E muitas revistinhas de atividades e canetinhas!!!! Claro!!!!

Depois de um tempinho de viagem, mãmi ouvindo um sonzinho, sucos acabados, eu e o Guigo quietinhos no banco de trás, com nossas pastas cheias de atividades (a mãmi comprou uma pastinha de elástico para cada um, para organizar as revistinhas e canetinhas, dentro do carro, ou ele ficava parecendo uma oficina de arte!)... e eis que começa uma "discussão": "-eu quero a vermelha!" "-não, eu que quero!" "-mas eu vi primeiro." "-mas eu peguei e, agora, estou usando!".

Então, a mãmi usou uma técnica que dá suuuuuper certo com a gente: "-pessoal, o que está acontecendo?"

"-mãmi, eu quero a canetinha vermelha, mas ele não quer emprestar. Isso é egoísmo!"

"-então... preparem-se!!!... vai começar a grande brincadeira do TROCA... vamos lá, Nina - escolha uma cor pra você!... vamos lá, Guigo!... vamos pintando... isso! Muito bem! Capriche!... mais uns risquinhos e... TROCA!!!" (imaginem a cena da mãmi dirigindo, não vendo nada que acontece no banco de trás, falando sozinha, bem teatral, fazendo suspense e, nós dois, no banco de trás, com um grande sorriso no rosto, super empolgados de fazermos uma brincadeira, sem percebermos que a mãmi nem vê se a gente está seguindo ou não! A gente entra no clima e pronto!).

Quando a mãmi fala "TROCA", eu dou a minha canetinha para o Guigo (seja ela qual for!) e ele me passa a vermelha!!!!! Todo mundo usa a vermelha, ninguém se sente injustiçado e problema resolvido!!!

Daí, na brincadeira, a mãmi fica um minutinho ou dois quieta, depois começa o suspense, de novo: "-pessoal, só mais um pouquinho... isso!... caprichem... que eu já vou falaaaaarrrrrr TROCA!!!". E a gente troca de canetas, de novo!

Dá super certo isso com a gente!!! Só reclamamos quando a mãmi esquece que a gente estava brincando, empolga numa música do rádio, começa a cantar e esquece de falar "TROCA". Então, o Guigo sempre cobra: "-mãmiiiii, tá demorando muito... eu já usei bastante a vermelhaaaaaa..."

OBS: essa brincadeira vale pra tudo! Quando um tem uma coca e o outro tem um suco; quando um tem um óculos azul e o outro, vermelho; para canetas, gizes, lápis, apontadores, gibis, livros; etc, etc, etc. E ninguém briga!!!

Um comentário:

Ilmara disse...

Ótima ideia, tenho dois garotinhos que brigam demais porque cada um quer o que está na mão do outro. E quando vcs vierem a Goiânia de novo me avisem, quero conhecê-los pessoalmente. Vamos fazer um churrasco bem gostoso. Bjo.