segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Somos brasileiros e não desistimos NUNCA!!! (Diário da Nina)


Pessoal: nosso 3o dia de praia foi uma loucura!!!!

Acordamos com uma chuvona (como vocês já devem ter lido no diário do meu irmão) e todo mundo achava que a mãmi fosse desistir do passeio (ela tinha a intenção de nos levar pra Santos, para conhecermos o aquário de lá e fazermos um passeio de bondinho). Mas... nããããããão!!! Nós fomos mesmo assim!

E a chuva ajudou e parou! Eba!!!

Entramos no aquário só com a vovó Dina, porque nem nós (crianças), nem ela, pagávamos. Então, quando a mãmi e a tia Si conseguiram, finalmente, entrar, nós já tínhamos visto um montão de coisas.


"-mãmi, vem aqui ver esse peixe que fica brincando e rolando na areia!!!"

"-mãmi, esse tubarão chama tubarão porco. Foi o 'Guilerme' que falou! Ele tem o nariz que nem o de um porquinho!!!"

"-mãmi, faz uma foto minha mandando um beijo para esse peixe?"

A mãmi não sabe bem porque, mas eu continuo adorando esse negócio de mandar beijos para os bichos do aquário! Chego perto do vidro e "smack", tasco-lhe um beijo!!!

Saímos do aquário, encontramos a tia Lígia e ela nos guiou até chegarmos no centro da cidade, para pegarmos um bondinho para passear. Eu, peruíssima, estava mesmo era interessada nos lindos e longos colares dela!!! Claro que ela percebeu e, gentil como ela só, já tirou logo um do pescoço e me emprestou. Ficou chiquérrimo com meu biquini de blusa, da Ariel!!!


Como o bondinho estava demorando, nós ficamos na fila... com fome! Por isso, a mãmi resolveu seguir a dica da tia Lígia e comprar, na padaria da esquina, os melhores pastéis de Santos! O meu de carne. O dela de queijo. O Guigo preferiu comer um milho verde, mesmo (ele A-D-O-R-A milho!). E espera, e espera, e... o bonde chegou!!!

Era um bondinho super lindo, da Itália ("-terra do tio Dario, né mamãe?", falei junto com meu irmão), pequeno, mas super charmoso. E o moço que o dirigia era muito simpático! Como estávamos bem pertinho da mamãe, ela nos deixou ir conversar com ele. Então, resolvemos fazer fotos com ele!!! "-Que chapéu legal, tio!" "-Quer experimentar???" E a mãmi só clic, clic, clic!!!

Começamos o tão esperado passeio. O moço dirigia, a gente olhava para todos os lados, uma moça ia contando a história da cidade, do bonde, das ruas, no microfone. Quando chegamos numa curva... puf!... o bonde para. Talvez tivesse sido um daqueles "fios" que os ônibus elétricos de São Paulo também tem e que, de vez em quando, se desconectam do cabo de energia. Esperamos. Esperamos. Esperamos. A moça acabou o repertório de novidades para contar daquela parte do caminho (estávamos beeeem no comecinho, tipo a umas 15 quadras do ponto de partida). E a gente esperando. Chegaram técnicos do bondinho. Mexe aqui, mexe ali e nada do bonde andar.


Chegaram mais técnicos. Agora, eles eram da companhia de tráfego (CET). Mexe daqui, mexe dali e o bonde continuava parado, no mesmo lugar. As portas fechadas, pois todo mundo ali já tinha pago a passagem e esperava para continuar viagem. O Luigi resolveu brincar com o Guigo e eles espalharam uma mini mochila de brinquedos do Lú, no chão do vagão. Eles apostaram corridas de carros, fizeram uma competição entre o Buzz Lightear (do Toy Story) e um dinossauro, eu entrei na brincadeira e o tal bonde continuava PARADÍSSIMO!

Chegaram novos técnicos. Abriram as engrenagens do bonde, ali, na nossa frente! Foi demais! Parece que a 1a marcha tinha quebrado. Tentaram consertar. E a gente brincando. A mãmi, nessa altura do campeonato, já estava batendo o maior papo com a tia Lígia, a vovó e a tia Si (só faltava o camarão e as bebidas). E o bonde lá, sem o menor sinal de vida.


De repente, a moça pega o tal microfone e anuncia que, sim, era verdade, a 1a marcha tinha quebrado e eles não tinham a menor ideia de quanto tempo demoraria para consertá-la. Por isso, o nosso bonde e TODOS OS OUTROS ficariam parados (pois todos usam a mesma linha para transitar e o nosso tava lá, impedindo a passagem). Que SE A GENTE QUISESSE nosso dinheiro de volta, era só pedir para o cobrador, mas as portas seriam abertas e a gente poderia ir embora. Ir embora????? A mãmi tinha, com ela, eu (4 anos), o Guigo (6 anos), o Luigi DORMINDO (4 anos), o Pietro (de colo), a vovó, a tia Ligia e a tia Si, várias sacolas de crianças e uns 15 quarteirões pra voltar, no meio de uma cidade que ela não conhecia!!!! Será que alguém ali pensou que, tipo assim, nós estávamos num bonde turístico, fazendo um passeio turístico e que, então, por acaso, poderíamos ser TURISTAS sem saber como exatamente voltar para o ponto de partida????

A vovó ainda tentou argumentar, dizendo que eles deveriam providenciar uma condução para "devolver" todo mundo para o lugar de origem (tinha um montão de gente com criança, passeando, de chinelos, etc), mas a moça respondeu que, se a gente quisesse, poderia esperar o bonde ser consertado e voltaríamos de bonde. "-mas, vai saber a hora em que vai ficar pronto!", completou!!!


Mãmi ficou frustradíssima!!! Ela adora valorizar o turismo local, acha super legal a gente ter esse contato com a história dos lugares, mas isso foi muita falta de respeito com a gente. Só que, quem conhece a minha mãe, sabe que ela não se deixou abater. Nããããão!!!! Ela pegou o dinheiro da passagem dela de volta, guardou a passagem da vovó de recordação (essa era mais barata e o moço "deixou" a mãmi ficar com ela, pela bagatela de R$ 2,50 - o preço da passagem), desceu do bonde e disse: "-acho que eu vou levar as crianças naquele funicular que acabamos de passar!!! Pelo menos, assim, eles passeiam!!!"

Só que o tal funicular era caríssimo (R$ 18,00 por pessoa) e ninguém mais queria encarar a empreitada. Desistimos??? Não! A mãmi foi, levou a mim e ao Guilherme, e ainda pediu ordem para a tia Si para levar o Luigi (que já tinha acordado, de tanto que demorou o negócio do bonde).


Subimos a "montanha"! Uiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!
Descemos do funicular.
Demos a volta no salão.
Subimos no funicular, pelo outro lado.
Descemos a "montanha"! Uiiiiiiiiiiiiii!!!!

Pronto! Fomos embora felizes!!!!

Para coroar nosso dia, o vovô Almanir e o tio Bro nos esperavam na pousada (desde às 16hs, coitados... e a gente lá no bonde, nesse horário), com um delicioso jantar de peixe e camarão!!! A mãmi comeu camarão até cansar (como ela adora camarão! Eca!). Nós experimentamos ("-porque é importante experimentar, né mamãe? Pronto. Comi. Não... não... não gostei. Hu,hu.").

E acabou nosso 3o dia na praia! Amanhã é o último!!!

Nenhum comentário: