sábado, 11 de fevereiro de 2012

É a minha cara! (Diário da Mirys)

Na semana passada, passeando no blog da Rê (já tô ficando íntima!), eu me lembrei de uma história bacana... E deu vontade de compartilhar. Quem sabe alguém se inspira?! Já pensou que legal???

Uma vez, quando eu morava em São Paulo e ainda não era mãe, eu fazia curso de fotografia... e adorava fotografar gente... e queria muito fazer algum projeto social que envolvesse minhas paixões: foto e crianças.

Então, criei um projeto que se chamava "É a minha cara!!!" A ideia era ir num abrigo (que eu já ajudava), que mantinha crianças em situação de risco, e fazer retratos deles. Para mim era óbvio o benefício que uma simples foto poderia trazer... mas o Fer discordava... minha amiga (e convidada a ser parceira) discordava... outros amigos desincentivaram dizendo que nenhuma empresa iria colocar dinheiro num projeto assim "onde a fotógrafa só quer gastar dinheiro com filmes e revelações, usando modelos particulares"!

A ideia era fazer uma tarde de retratos com eles, levando mil apetrechos, maquiagem, roupas, tintas de rosto, etc, e depois organizar uma exposição no orfanato, mesmo, para que eles se vissem!!!

Mas, eu insisti! Sou persistente... rsrss. Fui conversar com a diretora do abrigo e levei minha amiga / parceira junto. Quando contei a ideia do projeto (morrendo de medo que ela falasse "de jeito nenhum! Vai expor as crianças!" ou outra coisa assim), ela encheu os olhos de lágrimas e disse que seria "lindo" praquelas crianças, que NUNCA tinham uma foto: nem da família, nem dos amigos, nem dos aniversários, nada.

Pra gente é tão normal, né? Temos foto de qualquer dia, por qualquer coisa. De planta, de bicho, de prédio, de gente. Mas, eles não tinham nenhuma!!! E, segundo a diretora, não tinham todos os vínculos afetivos que uma foto com mais gente traz. Nem tinham a auto estima elevada de se verem, bonitos, num pedaço de papel.

Minha sócia saiu dali convencidíssima!!! Meses depois, com a ajuda de alguns amigos pra maquiar, vestir, produzir as crianças, mais o Fer, mais o patrocínio de 2 empresas, nós fizemos a tarde de fotos. Foi mágica!!!! E revelamos tudo e fizemos uma grande exposição, no pátio do abrigo, no dia das visitas. Pedimos ingresso para aqueles visitantes que não fossem família: um produto de higiene pessoal (tão em falta no abrigo). Arrecadamos um monte de coisa!

Mas nada me fez tão feliz como o elogio e o agradecimento de um menininho de 8 anos, que tinha 90% do corpo queimado (pai bêbado e mãe desequilibrada...), por ter saído lindo na foto! Confesso que ele era o meu maior dilema: como fotografar o rosto de uma criança que é quase todo queimado e fazê-lo gostar da sua própria foto? Como deixá-lo de fora da programação e da exposição porque a gente não teria como fazer a foto sem mostrar as marcas?? Mas, deu certo!...

E aí, você também curte fotografia? Tem jeito pra coisa? Então que tal usar esse seu dom e ir alegrar o dia (e a vida) de alguém que mora perto de você que nunca vai ter a oportunidade de uma experiência dessa, de outro jeito? Procura aí um orfanato, uma pediatria de hospital onde as crianças ficam internadas, uma casa abrigo, qualquer coisa. Vai dar trabalho - já te adianto isso! Vai mesmo. Tem que pegar autorização de um por um, preparar os modelos, montar a "parafernália" do fundo das fotos, carregar um monte de roupas + perucas + acessórios. Mas, no final, vai valer MUITO a pena!!! Isso eu também te garanto!

Bjos, bençãos e um ótimo final de semana pra você!
Mirys

17 comentários:

Jaqueline disse...

Myris! Eu amo seu blog, as historias são lindas e o jeito que vc escreve eu me sinto dentro da história, sempre entro aqui pra ler uma história nova... lindo lindo.. não pare de escrever! beijos

Renata Marques disse...

Myris, que LINDO! Já fui várias vezes em abrigo e a gente não tem braços, mãos e beijos para dar conta das carências dessas crianças. Um trabalho muito importante para a auto estima deles, parabéns.

Bina disse...

Oi Mirys
Quando passei aqui pela primeira vez, não consegui sair, fiquei horas lendo seu blog.
Acho definitivamente que vc tem que escrever um livro, Um não vários livros, pq são paginas de emoção.

Passa la no meu cantinho, tem um presentinho pra vc la ta.

Seja bem vinda no meu cantinho....bjosssssss

Rafaella disse...

Poxa que projeto lindoooo...
Ninguem pensa nisso ne, fotos são tão normais no nosso dia a dia...
Parabéns por não desistir e fazer varias crianças felizes!!!
Bjs

Ju Louseiro disse...

Vc é incrível! Deve ter sido o máximo esse projeto!


Um beijo =)
www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com
@fuxicodenoiva

Cynthia Souza disse...

Nossa Mirys que trabalho lindo o que vc fez, eu não tenho aptidão pra fotografar não, sou teimosa e tiro algumas, tenho aprendido para colocar no blog, o que eu gosto mesmo é de contar histórias e faz algum tempo que essa vontade ir passar uma tarde com as crianças de um orfanato ou hospital contando histórias fica martelando na minha mente, lendo o seu post me lembrei disso e dessa vontade, de espalhar um pouco de amor, se eu conseguir, venho aqui te contar tá, bjks e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Mirys, não tinha pensado nisso. Tem gente que nunca se viu numa foto. Como para nós é normal, não imaginamos o que se passa na cabecinha daquela pessoa ansiosa por "um dia de fama".
Beijos e bençãos.
Manô.

Helo disse...

Legal essa idéia!

Já tô me preparando para colocar a idéia do presente social com as meninas. Vou tentar algo do gênero. Nunca tinha pensado nisso...

Beijos iluminados!

*_*

Debby disse...

Oi Myris que massa!!!
E kd ?? kd o resultado do seu trabaho ??
Nossa é gratificante um trabalho desses né?

Bjs e parabéns
Debby :)

Cristiane disse...

Oi, passando pra fazer amizades. Sou a Cris , se quiser me conhecer:
http://olhopreguicoso.blogspot.com/

Anônimo disse...

Imagino o quanto isso deve ter significado para aquelas crianças.

Paula Decco Frederico Franco disse...

Sou assistente social e posso imaginar o rostinho das crianças se vendo nas fotos!
Só tenho que dizer: IDEIA MAGNÍFICA!!!!

Aline GP> disse...

Conta como vc fez para o garotinho das marcas ficar feliz! é bom pra, se acontecer a mesma situação, termos uma opção que vá dar certo!

Adorei isso!

Aline Cortes disse...

Nossa! Que legal esse projeto. Morro de vontade de fazer alguma coisa assim.
Abraços,
ALine
www.decaronanacegonha.blogspot.com

Micha Descontrolada disse...

uau..q lindo!!!
tb amo fotografia e imagino a felicidade das crianças...
gente!!! q sonho...
parabéns pela iniciativa e q bom q conseguiu realizer o projeto.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Unknown disse...

Myris!!

Faz mais de uma hora que tô passeando pelo teu blog e não canso de ler!
Todos os posts lindos, cheios de emoção, de amor, de coisas boas...mas esse, em especial tem um tempero mais saboroso: A solidariedade e a doação.Linda iniciativa! Que coração lindo que tens!
Beijos e boa semana! <3
Carla Patrícia
http://pathyarteira.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito boa a idéia, imagino a felicidade das crianças.