segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Se combinou, CUMPRA! (Diário do Guigo)

É simples! Funciona com qualquer criança, funciona com alunos, funciona em todos os relacionamentos onde existe respeito: combinado é combinado. Antes de começar o jogo, explique as regras. E cumpra!!!!!

Se disse que faria: faça!
Se disse que não faria: não faça!
Se disse que podia: deixe!
Se disse que não podia: não aceite!
Como meu pai dizia (parece que era a vovó Dina que dizia isso pra ele): o que é combinado não é caro! Pra nenhuma das partes. Pelo contrário, é justo, é correto, é o que você sabia que aconteceria...

Por exemplo, se a gente pede um brinquedo e a mãmi diz que vai comprar no “dia das crianças”, é lá que gente vai receber. Ela não vai ficar com “dó” da nossa carinha de cachorrinhos pidões, ela não vai entrar em “negociações”, ela não vai “esquecer”. Ela não vai comprar o tal brinquedo, nem antes, nem depois. É no combinado! Ela pode até comprar antes (o que, às vezes, a gente sabe que ela faz, para aproveitar as promoções), mas a entrega é no tal dia combinado.

Às vezes, as coisas não têm prazo certo pra acontecer, mas têm condições. Ganhamos sobremesa SE comemos direito. Podemos ir brincar no vizinho SE a tarefa está terminada e caprichada. SE a mãmi disse que a gente ficaria sem alguma coisa SE fizesse algo de errado... e a gente fez a coisa errada, a conseqüência vem. E tudo funciona exatamente como a gente combinou antes:

“Mãe, quero ir brincar no André... Deixa, deixa, deixa!???”
“Tudo bem, filho, primeiro vamos terminar a sua obrigação e, depois, você pode ir no André, se a mãe dele deixar.”
Então, eu faço minha parte (a tarefa), a mãmi liga pra mãe do André e me leva pra casa dele. Não é simples??? E não adianta eu não terminar a minha parte e implorar pra ir no amigo. A mamãe abaixa, olha no meu olho e pergunta: “filho, qual era o combinado?“ Eu respondo. “E qual era a sua parte?“ Eu respondo. “E qual era a parte da mamãe?”, Eu respondo. “E você fez a sua parte?...” E eu já sei que, se não fizer a minha parte, ela não vai fazer a dela.

Pode parecer radical para algumas pessoas, exagero ou excesso da mamãe, rigor demais com crianças pequenas. Mas, a mamãe não faz isso só com a gente, não. É com todo mundo. Se ela não diz que espera alguma coisa de você, ela não te cobra. E vice-versa. Pelo menos, todo mundo sabe o que esperar dela. E de nós!

E posso te dizer que, aqui em casa, isso dá super certo! A gente respeita todos os combinados que fazemos com as outras pessoas (igual fazemos com a mamãe) e, geralmente, somos super elogiados por isso! Até nossas professoras da escola antiga adotaram a frase da mãmi (“combinado é combinado”). Até a nossa médica preferida começou a usar essa frase com seus pequenos pacientes. Talvez porque toda criança precise de limite, de regras, de saber o que está acontecendo, de direção de um adulto, de segurança, de coisas certas.

Quando todo mundo sabe das regras do jogo, antes dele começar, pode decidir se quer jogar ou não. E todo mundo se sente RESPEITADO, no final. E esse respeito gera segurança, confiança. Você sabe qual será o próximo passo, se você der o primeiro. E quem não gosta de um pouco de segurança, nesse mundo tão maluco e inconstante???
.

4 comentários:

Morena disse...

Realmente muito bom!!! Se a gt consegue cumprir o que prometeu, até a si mesmo o mundo vai p frente. Implementar isso com as crianças facilita o futuro!
Beijos saltitantes
Boa semana

Rafaella disse...

Concerteza, é importante fazer tudo que combinou...
Confesso que não faço todos, e tenho que mudar...
Em qualquer situação, com qualquer pessoa, se fazemos o que foi combinado, tudo da certo!!!
bjos

Bina disse...

Já faço combinados com o Theo, e sempre que faço, lembro da sua mami, Guigo.
Realmente dá super certo!

Bjs

Renata Marques disse...

Por isso é que costumo dizer, não está nada combinado, se a mamãe puder, a mamãe faz, rsrsrs. Realmente nossa palavra tem que ter valor, afinal, somos mães ou um saco de batatas?