quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Só 3 palavras! (Diário do Guigo)

Tem uma tia que a gente ama: a tia Lúcia! E tem uma tia que a mãmi admira muito, na criação dos filhos: a tia Lúcia! Ou seja, a mulher é uma unanimidade, aqui em casa!!!

Sempre que a gente vai na casa deles (tem primos! Eba!) ou eles vem na nossa, é lucro na certa. Pra todo mundo! A mãmi tem companhia pro vinho, o pápa tinha companhia pra música, a gente tem diversão com gente da nossa idade, a mãmi ganha dicas extras de como criar filhos sem ficar louca! rsrsrs

Uma vez, quando fomos na casa deles, a mãmi ficou espantada com o ritual da hora de dormir. A tia Lú só avisava: "é hora de cama, meninos...". Eles iam, escovavam os dentes, colocavam pijamas, ela ia no quarto, contava histórias, fazia uma oração, dava um beijo em cada filho e... saia!!!! E dava certo!!!! Com crianças de 5 e 3 anos!!!! Ninguém ficava levantando, e pedindo mãe, e fugindo pra cama dos pais na madrugada. Era simples, era tranquilo, funcionava! No dia seguinte, todo mundo com as energias recarregadas, começavam um novo dia, felizes e descansados!!!!

Então, a mãmi começou a adotar essa tática, na nossa casa (PS: funcionou super bem, até o acidente. Daí, voltamos a querer dormir com a mãmi, dia sim, dia sim não. Hoje, já funciona, de novo).

Na nossa última temporada juntos, a mãmi aprendeu mais uma: depois da história e da oração, a tia Lúcia inventou uma nova regra para os meus primos (hoje, com 8 e 6 anos), que adoram ficar conversando no quarto (que eles dividem). Depois da oração, só podem falar mais três palavras. SÓ TRÊS!!!

Como a gente tem o combinado "casa do fulano, regras do fulano" (depois eu explico essa...) na nossa família, a mãmi virou pra gente e disse:

"Guigo, Nina. Agora não pode mais conversar, tá? Casa da tia Lú, regras da tia Lú. Se precisarem falar alguma coisa, só podem 3 palavras, ok?"

Nós acenamos, concordando (a gente não ia gastar uma palavra a toa, né?)

Quando a mãmi chegou na porta, apagou a luz e saiu com a tia Lú. E eu chamei.

Guigo: "Mãmi?"
Mãmi: "Uhmm?..."
Guigo: "Te amo!"
Nina: "Deu três!!!! (e percebendo que tinha gasto 2 palavras mandou um) Ops!..."
Agora, toda noite a gente dorme com um "te amo", por aqui!...

10 comentários:

Maria Thereza Pinel disse...

Fofos!!!
Adoro esses rituais, e como eles parecem ter vindo naturalmente.

E viva a tia Lúcia, né! =D

Gisele Sá disse...

Fofíssimos!

Debby disse...

Nossa fiquei encantada....
Com o Tiago na Ilha , agora é só eu João e Deus em nossa casa.
Então antes de dormir... agradeço sempre por todo o meu dia e olho para meu bb.. e agradeço por ele também... e dou um boa noite a ele que a esta altura está dormindo.
Chego no ouvido dele..e digo:
- Mamãe te ama viu ?
Nossa emocionei agora

Bjs
Debby :)

Renata disse...

Olá, conheci seu blog através de outro blog que estava linkado no "minha mãe que disse", peço licença para acompanhar a história de vocês, que é linda, emocionante e inspiradora. Parabéns pela linda família.
Renata

Aline GP. disse...

Não tem mto a ver com o post exatamente... mas lembrei de vcs com esse vídeo! Olha lá!

http://www.youtube.com/watch?v=xUIdDfYjOsI&feature=player_embedded

"Sobre compartilhar"


bjos

Anônimo disse...

Também tenho com minha filha meu ritual de dormir. Está se desenvolvendo.

Unknown disse...

adorei, Mi!!
Será que consigo bons resultados com a regrinha das 3 palavras??? Vou tentar!!
Aqui é assim: "hora de ir pra cama!!!" Todas vão. Mas depois de deitadas, tem sempre uma com uma dorzinha aqui, outra tá com uma dorzinha ali, mais um beijo, alguém lembra de alguma coisa,... e assim vai!!! Meia hora pra conseguir sair do quarto depois da história, da conversinha e dos beijos... rsrsrs UFA!!! Tem dia que perco a paciência!!!

Vou tentar essa dica das 3 palavras! Depois te conto!

beijo, minha flor!!

Bina disse...

Também tenho ritual pra várias coisas aqui em casa, e como eles funcionam!!! E na hora de dormir, principalmente, são ótimos, porque estamos "no pó" e não tempos muita peciência, pelo menos eu.
Resumindo: Oramos, aí eu digo: Eu te... e o Theo responde: AMO! Dorme com... e ele responde: DEUS!!! Tchau, fiiiilho!!!

Bjs, amiga!!!

Anônimo disse...

Mirys+Guigo+Nina, muito interessante esse esquema da mãmis. O mais gostoso disso tudo é a criatividade amorosa. Parabéns!
Bençãos e beijos.
Manô.

Paula Decco Frederico Franco disse...

Tb faço esse ritual da história, oração, filho te amo e de volta um mamãe eu te amo! E eu amo! Mas as chamadas durante a noite e as escapadelas para a minha cama ainda acontecem....hunf! Vou tentar a regra das 3 palavras!
Beijos,
Paula
www.comoagenteviramae.blogspot.com