domingo, 9 de janeiro de 2011

Castelo, Colombo e outras conquistas! (Diário do Guigo)


Hoje foi um dia BEM LEGAL!!!

Acordamos meio tarde, tomamos um big café da manhã espanhol, sem pressa, e fomos para Montjuic, de novo. É que tinha um outro lado pra gente conhecer: o lado do castelo!!! Sim... porque aquele prédio que parece um castelo de princesas (que a Nina até tirou fotos com coroa, lembram?) não é, na verdade, um castelo. Ele foi feito para a exposicão mundial de 1929 (assim como a Torre Eifell foi construída só para uma exposicão dessas, em Paris) e acabaram gostando tanto do monumento, que o transformaram em "palácio nacional" (mas, na verdade, é um museu).

Agora, do ooooutro lado de Montjuic, tem um castelo "de guerra"! Eu e o tio D demos esse nome pra ele porque tem muitos canhões e outras coisas "de guerra" na entrada do castelo. Tem torres para espiões, pontes elevadicas (a mãmi se lembrou da Helena falando essas palavras, com menos de 2 anos, lá no NIE - escola antiga - e teve uma saudade louca do pápa...), fossa para crocodilos (que, hoje, tem jardins), cisterna e mais um monte de coisas "de guerra".

Lá dentro, paramos para tomar uma coca no pátio interno do castelo (a mãmi e a tia B esnobaram, pediram um vinho branco e ainda ligaram para o Nono para fazer fusquinha!!!), antes de explorarmos os jardins. Lá atrás do castelo, tem muitos mirantes e dá pra ver a "Segalla Familia" (igreja da "Sagrada Familia" que nós adaptamos) bem certinho!


De lá, descemos pelo teleférico (ADOREI andar de teleférico!), e fomos parar no Porto Velho, onde tem uma estátua de Cristovão Colombo. A mãmi explicou duas coisas importantes sobre esse homem: ele descobriu a América e ele conseguiu colocar um ovo em pé. Ela até contou uma história bem legal, sobre nós não existirmos se os europeus não tivessem ido para a América (ou, talvez, a gente seria indio, o que era uma segunda opcão), mas nem eu, nem a Helena nos lembramos disso. Toda vez que ela pergunta "quem foi Colombo? Ele fez uma coisa muito importante, qual foi?", a Nina responde rapidinho "foi o moco que colocou o ovó de pé!". "Tá bom... ele fez DUAS coisas importantes. Qual foi a segunda?". Só daí eu respondo: "ele encontrou a américa!". E ela deixa por isso mesmo...

OBS: embaixo da coluna com a estátua de Colombo, tem muitos leões! A mãmi disse que o Nono iria adorar aquela praca e nós resolvemos fazer um milhão de fotos para ele!


No Porto Velho, tem um shopping sobre a água que nós achamos sensacional!!! Você passa por uma ponte de madeira, bem larga, sobre o mar, e chega no shopping. E o mais sensacional é que, lá dentro, a gente encontra um Mc Donalds!!! Algo tão raro nessa europa...

Ao lado do shopping, tem um prédio com 8 salas de cinema (mãmi está pensando em nos levar para assistir "Enrolados", em espanhol! Vai ser divertidíssimo!), um aquário (PRE-CI-SA-MOS conhecer esse lugar!), um cinema IMax (a gente não sabe bem o que é, mas a tia B está louca pra ir!) e um carrossel, onde nós fomos dar uma voltinha. E onde a mãmi tomou sua primeira bronca em espanhol da vida: "senhôra, senhôra, no se puede descer e regressar com el carrusel funcionando" (ou qualquer coisa assim...).


Voltamos pra casa exaustos e morrendo de frio (está uns 7oC por aqui!), mas felizes da vida!!!

3 comentários:

Maiyara Segalla disse...

Nossa Guigo! Voces passaram hoje pelas ruas que eu mais andei aí! Que saudade que deu... que vontade de estar junto!!! Eu morei no primeiro quarteirao da Av. Mistral e o primeiro lugar que conheci em Barça foi a estátua de Colombo pq era perto de casa... aiai... o Shopping... até a escada descrita igualzinho... Curtam cada minutinho... Se passarem pela rua Pelaio, tirem uma foto da escola "Don Quijote" onde eu estudei, please!
Amo voces!

Carina Ferro disse...

Que bom ter notícias de vcs. Já estava com saudades...
A viagem parece estar ótima, pelo menos as carinhas de vcs são de pura felicidade.
beijos

Débora disse...

Guigo! Que irado moço! Quanta coisa nova você está descobrindo,quanto pra aprender, hein?!
Curta ao máximo.
Beijos

Ps: Adorei ver a mamãe de batom!!!
Tá linda Mirys !