sábado, 8 de janeiro de 2011

Parque Guell com crianças - Barcelona (Diário da Mirys)

Hoje resolvemos ir explorar uma das coisas mais conhecidas de Barça: o parque Guell!

A história é que ali era a casa de uma família muito rica, que contratou Gaudi (o mesmo arquiteto da Sagrada Família) para fazer o parque (quintal da casa... bá-si-co!). Depois, não sei se a família empobreceu de vez ou só um pouco para não poder mais pagar Gaudi, o fato é que o parque não foi terminado e, hoje, o imóvel é público e tem visitação gratuita.

Mas, se você está pensando em ir até lá com crianças, prepare-se!!! Ou, no minimo, seja mais esperto do que eu fui...

O parque é em uma das milhares de ladeiras que existem em Barcelona. Na parte de CIMA da ladeira! Porém, como toda boa cidade da Europa (e Barcelona é das melhores!), existem ônibus e metrôs para qualquer lugar público e/ou importante, certo? Certíssimo. EXCETO PARA O PARQUE GUELL!!!

O que vai acontecer é que você vai tomar um metrô e em qualquer das duas estações "próximas" que você resolver parar, vai ter que andar uma avenida imeeeeensa e ainda subir uma ladeira descomunal, se quiser chegar perto dessa obra prima. Ônibus dão quase na mesma, pois vão te deixar em uma das duas avenidas. Para piorar, quando você chega na estação de metrô, nem consegue encontrar um caminho correto para o parque naqueles mapinhas de ruas próximas do tipo "você está aqui". Pra você ter uma ideia do quanto vai ter que andar...

Caminhadas terminadas, ladeiras vencidas e muito tempo depois, você chega. Agora sim começa a diversão!!! São vários caminhos para os mesmos lugares, jardins curvos, plantas de todos os tipos (quero imaginar aquilo na primavera...), muitas ladeiras (de descida! yupi!), várias bolas de concreto pelo chão, diversos bancos decorados com azulejos quebrados e multicoloridos, uma visão ímpar da cidade!!!

E quando você acha que vai terminar, embaixo do terraço onde você admirou a cidade, tem uma construção de colunas, com o teto todo ondulado (você tem que ver para entender!), paredes com colunas tortas e a grande marca de Gaudi na cidade: o dragão (que, para mim, era um camaleão) de colorido, feito de azulejos! Se tiver tempo e uma graninha sobrando, pare para tomar um café (ou um sorvete, como meus dois preferiram, apesar do frio de 6oC) na cafeteria que tem na entrada do parque.

Ou seja, se for à Barcelona, NÃO PERCA O PARQUE GUELL! Reserve uma tarde para de deliciar por ali. Mas, vá sem crianças ou de taxi!!!

Bjos e bençãos.
Mirys

Nenhum comentário: