terça-feira, 5 de outubro de 2010

Influências... (Diário da Nina)


O meu irmão já teve a fase dele, também, de ter alguns amigos meio... diferentes de nós. Crianças briguentas, agitadas, que falam palavras que nós não costumamos ouvir, que não conheçam (ou não usem) as 4 "palavrinhas mágicas". Nâo que a gente seja perfeito! Longe disso! Mas a mãmi (e o papi também!!!) tinha paura de ter filho mal educado. Então, ela é "chata", mesmo.

Se a gente faz uma carinha linda e diz: "-mãmi, quero coca", ela fica olhando para nós, com outra carinha linda, levanta as sobrancelhas, gira a mão do tipo "e...continue...", até nós falarmos "-mãmi, quero coca, por favor".

Mãmi diz que ter filhos é ótimo, uma benção mesmo! E cria-los é super divertido, maaaaaas exige uma dose de elefante de paciência!!! Você tem que repetir, repetir, repetir, até que o bom comportamento fique automático (porque as coisas ruins a gente aprende rapidinho, em uma vez só! Incrível isso!!!). E, no dia seguinte, começa tudo de novo!!! Please, não pense em NÃO ter filhos só pra "facilitar" (ou não complicar), porque nós somos "herança do Senhor". E uma herança vinda de Deus não pode ser nada de ruim, não é mesmo???

Segundo minha mãmi, nós colorimos a vida!!! É uma descoberta a cada dia, um relembrar de coisas (até coisas da escola, que você nunca mais viu), um aprendizado (o Guigo tem muito menos "medo" do computador do que a mãmi), uma delícia! E quando alguém nos elogia, pronto! Mãmi infla!!! É sério!!! Nós somos (em grande parte) resultado do trabalho dela e do pápa, e o maior motivo de orgulho! Somos o único investimento que vai dar frutos para sempre! Então, senhores pais e mães, invistam direito!!!

Acontece que, nem sempre, as coisas estão no controle dos pais... Agora, chegou a minha vez. O problema é que meu irmão é calminho, calminho... ele vê uma coisa errada e conta pra mãmi e ela aproveita para ensiná-lo. Eu vejo uma coisa errada que "dá certo" (tipo a criança que bate para conseguir o brinquedo da outra, que não entregou "por bem") e, puf, aprendo. Alguém é rude comigo, eu reajo. Complicado....

Ontem, à noite, eu fiz minha mãe virar um porco-espinho, na cabeça... todos os cabelos em pé!!!! Eu e o Guigo fazíamos pinturas, no chão da sala, tranquilamente, enquanto a mãmi conversava com amigos queridos que nos visitavam. De repente, eu quis JUSTAMENTE a canetinha que estava na mão do Guigo. Pedi. Ele não deu. Eu dei tapas na perna dele. Ele não se mexeu (eu sou pequena... não deve ter doído). Então, eu dei uma mordida no braço dele! Ahá! Consegui! Ele soltou a caneta!!!

A mãmi pediu licença para os amigos, me pegou no colo, mandou (!!!!!) dizer "boa noite" pras pessoas e me levou pro quarto. Deve ter sido muito difícil pra ela manter a calma. Se bem que ela estava em choque! Nada nem próximo disso tinha acontecido na nossa casa!!! Então, ela respirou fundo e mandou:

"-pode parar de chorar, mocinha. Você não está machucada. Seu irmão é quem está."

E eu chorando escandalosamente.

"-Helena..."

E eu parando...mas ainda fazedo cena. Sou ótima em cenas!!!

"-Filha, o que você fez?"

"-mordi o Gui porque ele não quis dar a canetinha pra mim! Eu queria!"

"-e você pode morder o seu irmão?"

"-mas eu queria" e me joguei para trás, nos travesseiros, chorando, continuando o drama.

"-então tá. Tudo bem. Então EU QUERO que você pare de chorar pra conversar comigo. Posso morder você também?"

Parei de chorar, na hora. "-não!"

"-e por que não, filha?"

"-porque dói!"

"-então, doeu no seu irmão também! Você fez algo muito muito muito feio, Helena. Você nunca nunca nunca pode morder o seu irmão, nem ninguém. Você sabe falar. CON-VER-SE."

"-mas a fulana também mordeu a beltrana..." tentei argumentar.

"-mas nem a fulana, nem a beltrana são minhas filhas. Você é! E eu não quero que você faça isso porque é errado!" (dá-lhe vovô Nono!!! Um passarinho me contou que ele sempre falava isso pra mãmi quando ela era pequena... e um pouco maior, também!)

No fim, pedi desculpas para o meu irmão (chorando, de novo, porque não queria ter machucado ele), respirei, pedi desculpas pra mamãe e falei que tinha que pedir desculpas pra Jesus também, porque ele também deveria estar triste. A mãmi, bravíssima e chateadíssima que estava, conseguiu sentir muito orgulho de mim naquela hora, mas não demonstrou (senão, a autoridade ia pelo ralo...). Ufa! Alguma coisa boa já estava plantada na minha cabecinha...

Mesmo assim, fiquei de castigo, por 4 longos minutos (porque tenho 4 anos). Mãmi disse que me desculpava, assim como o Guigo, mas quE eu tinha feito algo errado e que tinha que pensar no que tinha feito.


É pessoal, às vezes, seu filho (ou seu trabalho, ou sua vida) vai sair diferente do planejado. Ás vezes, vocês vão batalhar tanto por um resultado e, bof!, quando vão ver, algo vem e muda o curso do rio! Nessa hora, muita calma (MUITA MESMO!) e discernimento. É lógico que as crianças (e os adultos também) podem ser influenciados por outros. Mas, se a culpa "for do outro" e você não tomar alguma atitude positiva e proativa com os seus, eles serão os próximos influenciadores de coisas erradas!

Ser influenciado é incontrolável... às vezes, acontece.
Ser influenciador é opcional!!! Se for pra influenciar, que seja para o bem, para a tolerância, para atitudes positivas, para reações corretas.
E vamos construindo um mundo melhor PRA TODOS!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, Helena, vc deve estar tão arrependida, né, princesa, de ter agido assim com seu irmão!!!
Mas, vc fez a lição certinho, pediu desculpas e disse estar arrependida mesmo!!!
A sua mami pra variar se saiu muito bem, mantendo a calma e te explicando o porque estava errada.
Bjs, nós te amamos demais!!!
Tia Bina, Theo e Tio Ederson!

Gabriel disse...

Oi Helena !!!
A sua amiguinha Laura também anda esquentadinha...mamãe de tão piradinha já anda guardando pente na geladeira kkkk
Um abraço e eu vou ai viu !

Nana disse...

Parabéns Helena por reconhecer sua atitude e pedir perdão pro seu irmão. Uma menina linda como vc deve ter atitudes lindas tb!
E pra mamae Mirys... seus filhos sao maravilhosos mesmo!!! Pode ficar inflada de orgulho!!! Bjs e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Helena minha linda!!!

Com essas atitudes você fica cada dia mais PRINCESA....
Parabéns para você e para mamae...
Beijinhos estalados!!!!

Dulci, Mari e Jul
Amiga: Esse é um dos motivos pq a sua convivência me faz tanta falta...

Anônimo disse...

Tia Bina: temos certeza de que o Theo vai aprender esses bons princípios dentro de casa, também. Você e o Tio Ederson estão fazendo um ótimo trabalho! O Theo está lindo!!!

Gabi: fala pra sua mãe também ser "chata e dura na queda" com a Laurinha. É difícil, agora, mas o futuro dela agradece! Que saudades da minha amiga!

Tia Nana: você é que é uma fofa!!! Quando vamos tomar um cafezinho no shopping, de novo???? Bjos.

Tia Dul: mãmi mandou dizer que AMA muito todos vocês! De verdade!!! Em breve, iremos visitá-los, para brincar (pelo menos por uns dias) que moramos todos na mesma cidade, a poucos quarteirões de distância...

Michelle disse...

Nina, querida!! Escute SEMPRE a Mamãe!! Essas lições dela formarão o seu caráter...são muito valiosas!! E farao de vc uma pessoa muito melhor!!

Parabéns por ser uma mocinha que escuta a Mamãe! A Tia Michelle ficou muito orgulhosa!!!

E Mami...qdo a Tia Michelle conseguir finalmente engravidar para ter a Heleninha dela .... ( sabia, ne?! Que se for menina, ja tem nome?! Igual ao seu, Nina!!! Rsrsrs)... Ela vai se lembrar muito dessas suas lições!!

Obrigada pela enorme luz e inspiração que vcs são na minha vida!!! Eh realmente um enorme privilegio ter vcs!!

Bjs mil no coracao,
Tia Mi