segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Códigos familiares (Diário da Nina)

São Paulo, 11 de fevereiro de 2010.


“Eu já te disse que eu te amo, hoje? Não? Mas, eu te amo!!!” Essa é uma das frases da nossa família, que falamos, frequentemente, uns para os outros. E, como essa, temos outras tantas. São nossos “códigos familiares”... frases, apelidos, atitudes, coisas que só fazem sentido completo dentro do nosso contexto... mas que a mamãe insiste em dividir com vocês! Quem sabe alguém não empolgue e nos conte um de seus códigos, também?

Alguns deles podem ser facilmente entendidos, mas outros não! Uns têm rima, outros são engraçados, mas todos fazem a nossa historinha.

A tia Lila, por exemplo, agora está com um novo código, dela + meu + do Guigo. Sempre que ela chega perto de nós, ela diz: “bom dia! Você já beijou a sua tia?” e traz a bochecha pra perto de nós, esperando pelos beijos.

Falando em beijos, temos na família o nosso famoso “ataque de beijos”. Quando eu, a mãma, o papa ou o Guigo estamos mal humorados ou tristes e aquele que está bem quer quebrar o clima ruim, ele diz: “ataque de beijos” e sai beijando o tristinho!!! Não tem como não melhorar, né?

Também temos nosso não menos famoso “abraço de família”. Uma vez por dia (pelo menos!), a mãma fala “abraço de famíííília” e todo mundo que estiver perto (tias, tios, primos, vovôs, ou só nós 4) se abraça e cai na gargalhada! Pelo menos, todo mundo sorri. Já é uma melhora no dia, certo?!

Só mais uma: toda vez que minha mama fala com o vovô Nono, no celular, só o chama de paizinho. Um dos dois liga; ela diz: “oi paizinho” e ele diz “bon giorno principesa!”. Toda vez é a mesma coisa!

Hoje, eu e o vovô Nono resolvemos enganar a mama. PS: eu a-do-ro isso!!! Nós ligamos pra ela e ela disse: “oi paizinho”. Então, EU berrei “bon giorno principesa!!!” Virei pro vovô e perguntei: “falei certo?”. A mama, que ouvia tudo do outro lado da linha, ganhou o dia dela!!! Foi pro curso feliz, feliz, feliz... Valeu vovô!

Bjos e bençãos

Nina + Guigo + mãma

PS: tio Dario (italiano legítimo), perdoe-me se não escrevi certo o "bom dia" do vovô... é que eu sou muito novinha para escrever em outra língua, né? Beijos g_______ (essa palavra é mais um código familiar... meu e do meu tio Dario. Ele vai saber...)

Um comentário:

Mônica Japiassú disse...

Já estou me identificando bastante com sua família em poucos posts, Mirys!

Minha família tb tem esses "códigos" (mas nunca os chamamos desse jeito).

O semelhante ao seu "abraço de família" é o nosso "Família Quadrada! Família Quadrada!". Quando alguém fala isso, nós 4 nos abraçamos e ficamos pulando e gritando o "código".

Outra coisa é o "Te amo". Quando estamos em cômodos diferentes da casa, eu (por exemplo) grito "Amandiiiinha" - "Oi?" - "Te aaamo!" - "Eu tambéeeem!". E aí o ciclo começa, cada um falando isso para os outros.