quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia dos 3 Reis Magos (Diário da Mirys)


Cá estamos nós, na Espanha, os 3 mosqueteiros! E chegamos bem na véspera do dia dos 3 Reis Magos! Coincidência??? Não!!!! DEUScidência!

Aqui na Europa (na Espanha, em especial), o Natal é comemorado assim... normal. Tem a manhão mágica e familiar do dia 25, tem a comilanca do dia 25 e... ponto. Acabou. Não tem papai noel, nem presentes do "bom velhinho". Essa é uma tradicão americanizada que nós, brasileiros, adotamos.

Aqui tudo acontece com os 3 reis magos (que, na verdade, foram os que trouxeram os presentes para Jesus! Lá em Belém, não teve nenhum velhinho de esquerda, vestido de vermelho da cabeca aos pés, descendo por chaminés - existiam chaminés??? - voando em renas). Foram eles que, seguindo a estrela, chegaram até Jesus com ouro, incenso e mirra.

Então ontem, dia 05 de janeiro, na véspera do dia dos 3 reis magos, teve desfile no centro da cidade (lindíssimo!!!), com carros alegóricos contando toda essa história bíblica, mil personagens, o mundo inteiro nas ruas. Foi o máximo!!! Olhamos no site da cidade, descobrimos o trajeto de todo o desfile, escolhemos um ponto próximo a um metrö e fomos para lá. Sim, você leu isso mesmo: site municipal com informacões turísticas de primeiríssima qualidade! Europa é europa!... Eu já dizia isso pra Gisa há muuuuitoooo tempo.

Claro que, no desfile, tem umas invencões mais modernas além dos 3 reis. Tem os auxiliares dos reis que passam com redinhas, onde as criancas depositam as cartinhas com pedidos de presentes. Tem criancas e adultos, sobre os carros alegóricos, jogando balas, chocolates e brinquedinhos para todos na rua (obs: todo o desfile era patrocinado pela Prefeitura! Europa, baby! Eu te disse!...). E tinha, também, um tal carro alegórico que era um trem, cheio de carvões: para as criancas que não tivessem se comportado durante o ano! Brilhante! Se comportou: ganha presente. Não se comportou: ganha carvão.

Detalhe é que, hoje de manhã, a minha irmã B e o meu cunhado D foram SENSACIONAIS! Ou fantástico (como eles adoram dizer! Dizem fantástico para tudo!). Fomos acordados ao som de uma musiquinha dos 3 reis magos. Corremos pra sala e o laptop estava ligado, tocando a tal música, com uma imagem dos reis (essa desse post), e tinha uma cartinha para nós três. Além disso, três meias estavam penduradas na casa, uma com o nome de cada um de nós. Se tivéssemos sido bonzinhos, teríamos doces, lá dentro. Senão... ganharíamos os nossos primeiros pedacos de carvão da vida! (obs: não ache que é brincadeira e que ninguém, em são consciência, faria isso com uma crianca... meu cunhado me garantiu que ele, quando crianca, quase sempre ganhava 1/2 doce e 1/2 carvão!!!).

Nas nossas meias tinha... UM MONTÃO DE CHOCOLATES e balas e pastilhas e docinhos espanhóis! Ufa! Desta vez, nós passamos!!!

KKK: as criancas passaram o dia falando "se comporta, senão você ganha carvão, no ano que vem", "obedeca, senão você ganha carvão, no ano que vem!", "dê a mão pra mamãe, senão você ganha carvão, no ano que vem!".

9 comentários:

Unknown disse...

Que delícia!!!
Beijos em vocês e na Baby/Dario também...
beijos

thais disse...

Myris, adorei!!!!vc escreve de um jeito fantastico(só pra plagiar sua familia europeia!!!!)
Eu devia ter te escrito quando vc falou das pessoas que te criticavam, mas nem dê atenção a isto, cada um sabe o tamanho dos seus sapatos.
Tenho te acompanhado faz tempo, sempre como anonima, mas saiba que estou torcendo muito por vc, e pelas crianças também!!!
Aproveite muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiito suas férias, um grande beijo!!!!

Desconstruindo a Mãe disse...

Amo vocês, não tem explicação o quanto gosto de ler suas postagens...

Beijo, boto fé que 2011 será de muito crescimento espiritual pra todos nós, que aprendemos tanto contigo e as crianças!

Ingrid

Fabiana disse...

Que tradição legal!

Que férias fantásticas!!! Aproveitem bastante, será inesquecível para as crianças com certeza.


Agora, eu acho que todos deveriam ganhar um pedacinho de carvão no saco de doces, ia servir pra prestar mais atenção no comportamento durante o ano, afinal todos cometem seus deslizes.

Sejam felizes
Beijos

Anônimo disse...

Descobri seu blog no Vigilantes da auto-estima e nao resisti em deixar um recadinho. Uma bela viagem fica na memoria pro resto da vida que bacana!. É um super presente pra nossos filhos. Curtam muito isso. Moro fora do Br ha 5 anos e se pudesse viajaria um monte, mas enfim, so o fato de atravessar as fronteiras do lugar aonde vc nasceu ja da uma experiencia super importante pra uma criança. Ele começa a ver que o quintal da casa dele é transponivel e que muitas vezes nao é assim tao diferente do quintal do vizinho. Um grande abraço. Simone Struminski (sstruminski@gmail.com)

Paulinha Leite disse...

Oi minha querida, tudo bem?
Voce me deixou um recadinho em meu blog, mas estive de férias, só pude responde-lo agora!
Seja sempre mt bem vinda!

Débora disse...

Que maravilha!!!
Curta ao maximo essa "pausa" na realidade!
Coloque magia na sua vida,amiga.
Magia!!!

Super-mega-ultra beijo pra vocês.

Andréia Contato disse...

Queridos, boa viagem!!!!!!!!!!!
Curtam muito e um pouco mais...
Beijos

Carol Siqueira disse...

Que delícia de viagem é essa!!! Que chique!
Nossa amiga! Desejo a vc e seus lindos mosqueteiros dias maravilhosos, felizes e abençoados em família, OK?
Aproveite bastante! E olha se der, passa lá no blog pra vc ler um super post sobre ESCOLAS. Acho que vc vai amar!
Bjos de Carol Siqueira.
www.falamamae.com