terça-feira, 5 de novembro de 2013

E agora? Agora, vou bagunçar em outro lugar!

Pra quem me acompanha faz tempo, peço desculpas por contar a mesma estória (com uma nova visão, mas a mesma). Pra quem chegou agora, seja benvindo, puxe uma cadeira, pegue uma xícara de chá e me dê 5 minutos do seu tempo. Porque eu quero falar do blog.

O Diário começou numa necessidade apressada de registrar a minha história de vida para os meus filhos, depois de um acidente que tirou a chance do primeiro pai deles fazer isso, um dia. Ele não estava mais aqui e não poderia contar mais nada. E se acontecesse a mesma coisa comigo? E se eu também não tivesse tempo? Como as crianças iriam saber de tudo que eu gostaria que elas soubessem? Assim, na pressa, comecei a escrever este blog.

Mas, o Diário virou terapia. Não só minha: mas de muita gente que passava por momentos ruins, por dores, por lutos, por lutas. Conheci e conversei com muitas pessoas que se identificavam com a minha aflição e que buscavam o que eu também buscava: referências. Alguém que te fizesse sentir que não estava só, que você não era a única no mundo a passar por aquilo, que existia vida depois da morte.

E, no meio dessa turbulência toda, a vida mudou, as crianças mudaram, eu mudei. O Diário foi só um espelho disso tudo. Mudou, também. Teve texto sobre amadurecimento, sobre escola, sobre decoração de festa, sobre campanha social. Não era mais só luto e dor. Já era sobre transformação! De repente, os textos eram lidos por 2.000 pessoas por dia e eu não tinha mais controle de quem eles tocavam.

Após alguns anos, quando a nossa vida foi mudar, de novo, a gente já tinha “torcida organizada”! Tínhamos AMIGOS virtuais, novos amigos reais, leitores de lugares que a gente nem imaginava... e todos torciam por nós!

Quando o H chegou (e chegou pra ficar – obrigada, Deus!), ele mudou tudo! Trouxe paixão e amor pras nossas vidas, acrescentou aventura, aumentou o número de crianças de casa, duplicou o número de casas pra gente morar, e mudou, de novo, o tipo de post e o nome do blog. Ele mudou a minha (a nossa) direção!

Se a arte imita a vida... pois é... a minha está uma bagunça, atualmente. Mas o MELHOR TIPO DE BAGUNÇA QUE EU PODERIA QUERER! Tenho um marido piloto de aviões que não conhece rotina, tenho 4 crianças lindas (que eu amo demais) com 4 idades e personalidades e necessidades e momentos de vida diferentes, tenho um papel novo pra desempenhar (o de madrasta), tenho uma família nova (e meus filhos têm 3 pares de avós), tenho um trabalho novo (pois é... até isso eu mudei), tenho hobbies novos (e resgatei os antigos), tenho assuntos novos. E eu preciso de um blog novo! Um lugar que não vai ser mais escrito por mim, pelo Guigo ou pela Nina, porque não somos mais só nós 3. Um espaço que não fale mais de coisas incomuns (tipo viuvez precoce), mas onde eu possa conversar com vocês sobre desafios, dores e amores mais normais. Um endereço de internet que reflita melhor a Miriane que eu sou hoje: mais completa, mais feliz, mais amada, mais mãe, mais madura, mais bagunçada!

E eu escolhi hoje, o dia do meu aniversário, pra fazer o blog novo “nascer”, também! Meu melhor presente seria você me fazer uma visita por lá, na minha nova casa virtual. Você vai ver que o novo blog será 1 Bagunça do tipo Deliciosa!!!



Instadesafio dos dias 2, 3 e 4: folha, sorriso e pés

Quer praticar fotografia pro instagram? Participe do desafio "30 dias de foto"! Pense numa foto para cada tema e se divirta sendo criativo!

Instadesafio do dia 2: folha



Instadesafio do dia 3: sorriso



Instadesafio do dia 4: pés



E, toda sexta-feira, tem dica de fotografia, aqui no blog! Rodada especial sobre o Instagram!!!

domingo, 3 de novembro de 2013

E eu ainda estou pegando leve... (fotomensagem)

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dica de Fotografia - Instagram

É fato: o Instagram virou febre de 10 entre 10 pessoas que gostam de fotografia! É um aplicativo para celulares, tables, etc, que permite compartilhar, de maneira instantânea, suas imagens com todo o mundo. E todos que te seguem vão ver suas fotos!!! (meu insta é @mirianesegalla - fique beeeeem a vontade para me seguir, tá?). Nessa mídia, tudo o que você coloca com um # na frente fica "marcado" como sendo daquele "conjunto de imagens" e, depois, você pode selecioná-las por conjuntos. Exemplo: em algumas fotos minhas, eu coloco o #diariodos3mosqueteiros e são essas (e só essas) que vêm pra cá, para o lado esquerdo do seu monitor, bem no início do blog. (se quiser ver todas as minhas fotos do insta, vá para http://instagram.com/mirianesegalla).

Só que o programa criou um novo jeito de "pensar" a fotografia: de forma quadrada!!! Sabe aquelas fotos de antigamente, da sua avó ou dos seus pais? Pois é... hoje, elas são SUPER NA MODA, pois são quadradas, amareladas e com bordas! Totalmente Instagram!

DICA DE FOTOGRAFIA # 33 - INSTAGRAM (pra participar coloque #docenovembrofoto)



A principal diferença dessas imagens pras fotos das câmeras "normais" é o formato. Aprenda a pensar quadrado! E lembre-se de que, nem sempre, a regra dos terços vai ser permitida aqui... Então, aprenda a "ver" a imagem final ANTES de clicar, para que você consiga o que quer (porque, para colocar no insta, você vai cortar sua foto retangular).





Bordas: além do recorte quadrado que você vai fazer na sua foto, a grande maioria delas, depois, vai ter borda. Então, evite deixar as coisas principais muito próximas da beirada ou lembre-se de RETIRAR a borda, em algumas imagens (pra ela não passar bem no meio do rosto de alguém, por exemplo).



É verdade, você tem mil efeitos pra usar, no Instagram. No modo básico! Isso se você não radicalizar (como eu) e se apaixonar por programas desenvolvidos só pro Insta, que permitem bordas diferentes, textos sobre as imagens, troca de cores, etc.



De qualquer maneira, as imagens que mais "pegam", no instagram, são aquelas do tipo minimalista (lembre dessa dica aqui), que trazem 1 ou poucas informações. E, geralmente, as mais claras! Então, atenção com a LUZ!



Agora, como em QUALQUER TIPO DE FOTOGRAFIA, PRA VOCÊ FICAR BOM VOCÊ TEM QUE PRATICAR! Vamos praticar??? Pra te ajudar, eu lanço um desafio: #docenovembrofoto. Porque uma imagem bonita, às vezes, é sorte. Mas uma imagem bonita que você PENSOU em fazer de determinada forma é arte, é fotografia, é você mandando bem pra caramba! Só por isso, eu coloquei um "tema" pra cada dia do mês - pra você TREINAR o seu olhar! Pra você PENSAR numa foto, com aquele tema, por 30 dias (porque tirar foto de gente é diferente de foto de prédios, que é diferente de foto de natureza. Você vai ver!). Só não se esqueça de colocar #docenovembrofoto nas suas imagens, para elas virem parar aqui!



Por que novembro??? Porque é o "meu mês"! E porque é lindo, né?
Vai, me dá um presente de aniversário e participa do desafio, vai????