quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Quero me lembrar daquilo que me faz feliz!

Todo dia, ela ia para o trabalho pelo mesmo caminho. Subia a mesma rua, por muitos quarteirões, virava à esquerda na mesma avenida e andava outros tantos quarteirões. Naquele dia, alguns moços faziam o corte do gramado que fica no meio da avenida, bem quando ela passava.

De repente, ela sentiu aquele cheiro de grama recém cortada e, plim, não estava mais ali. Como num passe de mágica, sua memória a levou de volta pra infância, para uma época em que a casa de 7 ou 8 pessoas estava reformando e a família teve que ir morar numa chácara! Por algumas vezes, eles tiveram que cortar a grama que ficava na entrada da chácara e ela tinha sentido o mesmo aroma divertido. Noutras vezes, os vizinhos aparavam os gramados das suas chácaras e ela sentia o cheiro quando saia para caminhar.

Então, ela se lembrou que caminhava com sua avó e seus irmãos naquelas ruas, contando estórias inventadas ou episódios da vida real. A visita da sua avó era frequente, naquela época. Antes da vida de todo mundo mudar e deles todos envelhecerem. Antes do derrame que impediria sua avó de viajar, por muitos anos, até o final. Antes das preocupações com faculdade, notas, namorados, começarem.

Ela se lembrou dos morangos que eles decidiram plantar no fundo da chácara e de como adorava colhe-los! Eram tão caros os morangos, naqueles dias... Mas eram mais fáceis de conseguir do que as goiabas sem lagartas e pêssegos sem bicadas de passarinhos! Ah, ela nunca mais olhou para um pêssego sem valorizar o trabalho que alguém teve para cultiva-lo e entrega-lo no mercado assim, tão perfeito, tão bonito, tão... sem pedaços faltando.

"Nossa, preciso fazer mercado, hoje! As crianças não têm frutas para levar de lanche na escola!"

E, plim, rapidinho, rapidinho, a realidade a chamou de volta para o dia de hoje, para a avenida de sempre. Hoje, com a grama sendo cortada. Então, ela estacionou o carro e pensou que outros cheiros ela gostava de sentir: cheiro de terra depois da chuva, cheiro de pão de casa no forno, cheiro de chá de hortelã de verdade, cheiro de cabelo de bebê, cheiro do abraço do marido, cheiro de livro novo. E ela sorriu!

"Quero trazer à memória aquilo que me pode fazer bem."

Obs da Mirys: e você, do que você QUER se lembrar, hoje?



5 comentários:

Filha de José disse...

Que texto gostoso Mirys.
Bom lembrar dessas coisas que nos faz bem.

Minha infância também me traz muitas boas lembranças.

bjo.

AnaVi

Marcela Nicioli disse...

E seu livro, será publicado quando?! :)
Adoro seus textos! Sempre me fazem refletir...

Mônica Japiassú disse...

Ótima reflexão.
Obrigada!

Mirys Segalla disse...

Meninas: obrigada por continuarem por aqui, mesmo eu tendo me ausentado por tanto tempo. Não falta vontade de escrever, nem coisas para refletir sobre... falta tempo! Então, qualquer mini passeio de carro pode despertar tanta coisa...

Bjos e bênçãos.
MIrys

Debby disse...

Nossa Mirys
Você é showwwwww
Showwwwww

Adorei
Bjs
Debby :)