sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dica de Fotografia # 29 - Além do cartão postal!!! (Diário da Mirys)

E aí, como foi o exercício de fotografia da semana passada? Deu pra "ampliar os horizontes" da sua fotografia? Espero que sim.

Hoje, a dica vai especialmente praquelas pessoas que amaaaaam viajar, fazem miiiiiiiil fotos, mas não acham que nenhuma tem aquele "fator UAU" que faz sua foto se destacar na multidão. Então, o segredo do dia é:

DICA DE FOTOGRAFIA # 29: ALÉM DO CARTÃO POSTAL



Todo mundo que viaja pra algum lugar, assim, mega conhecido, acaba indo visitar os pontos turísticos principais. Fato! Por exemplo, estar em Paris e não ver, de perto, a Torre Eiffel é impensável!



Só que você chega perto da Torre, faz aquela foto tradicional, olha pra ela no visor da câmera (ah! As câmeras digitais... quanta praticidade...) e acha meio "blag", meio lugar comum, meio "todo mundo tem uma foto dessas". Então, o que fazer? Bom, em PRIMEIRO LUGAR faça a tal "foto comum" (ou periga de você se arrepender). Daí, mude a pose! Deixe a criatividade correr solta e você vai ter fotos DELICIOSAS na volta pra casa, que mostram bem o "clima" da viagem!



Aliás, se a viagem tiver um "motivo especial" (tipo, lua de mel. Uhhhh...), dê um jeitinho disso ficar claro nas fotos! É bacana, não é? Afinal, quantas pessoas têm fotos das suas alianças de casamento NA Torre????



Se estiver viajando com crianças (delícia!), deixe que a imaginação delas corra solta pra poses e efeitos especiais! É mais fácil eles entrarem na onda de tirar fotos e você conseguir as fotos "clássicas" que gostaria, depois! (lembre-se desta dica aqui)



Ás vezes, você viaja sozinho(a) ou quer fotos SÓ do monumento que visitou. Então, depois da foto normal, mude o ângulo! Se puder ficar bastante tempo no mesmo lugar, faça fotos durante o dia E de noite (a iluminação muda tudo! Afinal, o que é a fotografia senão o escrever com luz?)



Outra dica boa é "emoldurar" o monumento da viagem (lembram desta dica sobre "molduras"?). Procure por canteiros de flores, galhos de árvores, outros monumentos, etc.



Incluir outros detalhes na fotografia, tipo arquitetura local, roupas da época, pessoas, ajuda a dar uma noção mais exata da imagem como a época do ano, a temperatura ambiente, o tamanho do monumento ou uma ideia mais geral sobre a cidade visitada.



Se o monumento marco da cidade puder ser visto de outros locais: clique de novo!!! Abaixo, tem uma foto do Guigo, no alto do Arco do Triunfo, olhando pra Torre. Quem pode dizer se a viagem foi mesmo divertida, empolgante, criativa, cultural, mesmo no frio do inverno parisiense???? EU!!! Foi tudo isso e um pouco mais!!!



Agora é só praticar! Pra quando chegar aquele momento especial de ir praquele lugar especial, você já estar PERFEITO na arte de fotografar além do cartão postal! Cá pra nós, toda cidade tem um monumento histórico que a marca (ou alguma outra coisa típica). Tire a poeira da sua câmera, neste final de semana, e saia clicar a SUA cidade! Garanto que você vai gostar!!!


(PS: esta é uma foto de outro prédio suuuuuuper conhecido, mas de um ângulo diferente. Você reconhece?)

Bjos e bençãos.
Bons cliques e até a semana que vem!

Um comentário:

Karina disse...

Mirys!

Te tanto ver as dicas, agora estou pensando e sendo bem criativa na hora das fotos!!! Obrigada pelas dicas!

Pedi para minha irmã te visitar, porque ela acabou de comprar uma camera legal, mas fica sempre sem idéias e dai eu entro com a parte criativa!!! Mas nem sempre estou ao lado dela, então te indiquei!

Bjos