Se você tem crianças pequenas por perto de você, já deve ter ouvido frases do tipo "amanhã, eu fui..." ou "ontem, eu vou comprar...". Porque criança que é criança (ou seja: curiosa, principiante na vida e nas palavras, falante, agitada, empolgada, etc e tal) adora usar uma palavra nova, super chique, do tipo "amanhã", sem saber direito como usar! Porque falar "amanhã" é lindo, não é? Deixa a frase mais importante!...
Mas criança que é criança pequena NÃO SABE muito bem como medir o tempo. Não sabe, direitinho, o que quer dizer "ontem" ou "depois de amanhã" ou "daqui uma semana" ou "quinta-feira". A gente demora um pouquinho pra aprender certas coisas...
Só que nós, gente pequena, somos curioooooooooooooosos e perguntadores.
"Mamãe, quando é a festa do meu amiguinho?"
"Mamãe, quando nós vamos viajar?"
"Mamãe, quando vai ser o meu aniversário?"
Não adiantava: a resposta que viesse ("sábado", "daqui 3 dias", "depois de amanhã") a gente não entendia. "Mas mamãe.... QUANDO é sábado???"
E, numa bela noite, na hora de dormir, a mamãe teve uma ideia. Vamos contar! Sim!!! Porque a gente podia não saber os dias da semana, mas nós sabíamos contar!
"Mamãe, quando nós vamos na vovó?"
"Domingo, filhote. Daqui dois dias."
"Mas mamãe... falta muito tempo pro domingo?"
"Não filhote. É só você dormir e acordar, duas vezes. Assim ó: dormir e acordar, dormir e acordar, e PRONTO! Já chegou o domingo e nós já vamos na vovó, está bem?"
PS da mamãe: durante muuuuuuuuuuito tempo, o tempo aqui em casa foi medido assim - em quantas vezes teríamos que dormir e acordar até chegar alguma data especial ou um evento super esperado. Infelizmente, os pequenos cresceram e já entendem os dias da semana. Ainda bem que, agora, tem mais um membro pequeno na minha família e eu voltei a ouvir "amanhã, eu fui em tal lugar, sabia?". Ah, que delícia! Já estava com saudades!!!