sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dica de fotografia # 24 - Família, family, famille (Diário da Mirys)

Eu tenho por hábito fazer fotos de família, uma vez por ano (no mínimo)! Daquelas onde TEM QUE TER TODO MUNDO! Acho que não tem recordação do tempo mais deliciosa do que essa: a fotografia! Por isso que, sempre que algum amigo me pede, eu topo na-ho-ri-nha fazer uma "foto de família" da família dele! Pois eu sei que essas vão ser imagens guardadas, com carinho, pra sempre...

DICAS DE FOTOGRAFIA # 24 - FOTOS DE FAMÍLIA



Quer dar aquele "tcham" nas fotos da sua família? Ou quer caprichar nas fotos de família que faz para os seus amigos? Primeira coisa: INCLUA TODO MUNDO NA FOTO! Se aquela família está esperando aumentar, dê um jeito de colocar os bebês na foto! Se tem algum animal de estimação que "é como filho", inclua também! Afinal, família é isso: um monte de gente que se ama, tudo misturado!





Muito, muito importante: se possível, peça pra todo mundo ir com roupas de cores sólidas pra sessão fotográfica! Tente evitar estampas e camisetas cheias de dizeres (que deixam a foto meio "datada" - com cara de anos 80, 2000, etc - além de "roubar o foco" do principal da foto, as pessoas).





(repare como o vestido com estampas vermelhas, super "cheguei", rouba a atenção do resto da foto...)

Se todo mundo puder usar a mesma cor (ou cores combinantes) de roupa, a foto vai ficar ainda mais linda!!! Não dá uma "cara de foto de estúdio"??? (PS: uma alternativa - é apelação, eu sei, mas... - é transformar a foto normal em uma branco e preto! Uhu! Problem solved!)





Eu sei que, às vezes, é impossível escolher as roupas de quem vai ser fotografado (você ESTÁ numa festa e alguém fala "faz uma foto nossa?"...). Então, procure colocar quem tem as roupas mais chamativas atrás daqueles que estão com roupas de "roubam" menos a cena. E concentre-se nos rostos das pessoas!!!







Preste atenção ao "fundo" da sua foto. Veja o cenário onde vai fazê-las! Fuja das tomadas, interruptores, pichações nos muros, cestos de lixo, e tudo o mais que puder ter no fundo da sua foto, atrás das pessoas, que pode tirar o brilho da sua foto! Se não der pra tirar as pessoas daquele lugar, desfoque o fundo (aprenda a fazer isso neste post aqui) ou encontre um ângulo onde o cenário fique melhor. Exemplo: numa piscina, se você não quer que a parede de trás apareça, tire a foto de cima, onde todo o cenário vai ser o azul lindo da água!











Seja criativo!!! Se os fotografados toparem, procurem por "fundos" que deixem a foto mais bacana! Em toda cidade tem um muro de tijolos à vista, uma porta de ferro, um jardim de flores, um canteiro de grama...











Use a sua criatividade, também, nos ângulos e nos acessórios (que você mesmo pode levar, para os seus fotografados usarem)! Sempre que eu vou fazer um book de alguma menina conhecida, eu levo ROUPAS E ACESSÓRIOS MEUS! Porque obrigatoriamente a foto vai ficar diferente daquelas que a modelo já tem, na casa dela. Porque as roupas dela mesma, ela usa todo dia, né? As minhas, não! Fica parecendo ensaio de revista... rsrsrs. PS: pequenos ajustes podem ser feitos nas roupas com fita crepe, na parte de trás!





Faça, também, alguns "retratos" de cada membro da família! Aproveite!!! Tá todo mundo arrumado e disposto, mesmo!







Preparados???? Então, agora, mãos à obra (ou mãos na câmera) e vamos clicar! Nesse fim de semana, faça uma foto da sua família e traga pra gente ver. Pensa bem... é começo de ano... época super legal para se fazer uma foto dessas... Vocês podem até criar uma tradição de sempre fazerem uma foto assim, no mês de janeiro, para irem comparando a evolução da sua family! Divirtam-se!!!



Bjos e bençãos.
Mirys

A MINHA família!!! Uhu!!!



7 comentários:

Liliane Arend disse...

delícia !!
amei a última foto com a família toda reunida!
beijo em todos
Li
londrescomfilhos.blogspot.com

Mila Machado disse...

Amo suas dicas!
Já indiquei para várias pessoas que querem aprender, como eu... rs
Você não tem ideia do quanto tem melhorado minhas fotos...

Bjos

Paty Michele disse...

Lindas fotos e dicas excelentes! É mto difícil reunir a minha família com primos tias, netos e bisnetos, mas não custa tentar, né?
Prometo fazer fotos maravilhosas deles.

Um bjo!

http://patymichele.blogspot.com

Ana Paula disse...

Dicas maravilhosas!
Vou me esforçar para colocar em prática ( eu sou a primeira a recusar sair em uma foto! )
Beijo

Debby disse...

Oi gentem
Minha familia ainda está desfalcada mas assim q os meninos estiverem aqui vou tirar uma foto da família toda
Amo as suas dicas e aprendi mesmo a gostar de me ver nas fotos com vocês
Bjs
Debby :)

Ana Virgínia disse...

Adorei as dicas Mirys

Bjo e bom fim de semana.

Ana Virgínia
filhadejose.blogspot.com

Anônimo disse...

Mirys, estava falando de vocês pro meu marido e resolvi mostrar a foto de todos os 6 mosqueteiros que você publicou no fim do post... e ela tinha sumido... quê que houve? .. e foi trocada uma foto no post: conte suas bençãos..aquela com o título "carinho"..será que você viu que aconteceu isso?
um abraço
Odila