segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A encantada (a casa de Santos Dumont)

Eu nem sabia disso, quando decidi conhecer Petrópolis - RJ. Mas lá está "A Encantada", casa projetada por Alberto Santos Dumont. Só não foi construída por ele porque... ele tinha amigos engenheiros e arquitetos. Mas, diz a história que ele esteve lá, presente, em todos os momentos da construção! A casa é pequenina, em 2 andares tipo "loft", e está aberta à visitação. A geografia do local escolhido não permitiu que ela fosse uma casa "acessível" a todos (tem escadas dentro e fora. Muitas!)... mas vale a visita!!!



Curiosidades:
1 - a escada desenhada para espaços pequenos - um degrau para cada pé! Detalhe: começando com o pé direito (a exterior. Porém, a escada interior começa com o pé esquerdo para dar continuidade à outra, que terminou com o pé direito).
2 - ele nunca se casou, nem teve filhos. Então, a casa foi desenhada só para ele. E tem um observatório do lado de fora!
3 - são apenas três cabides porque ele tinha apenas 3 ternos, que usava 3 vezes cada. Quando acabava o ritual, trocava por 3 novos!
4 - o chuveiro tinha água aquecida por um sistema que ele mesmo inventou, utilizando álcool.



E você, que curiosidades sabe sobre Santos Dumont?

2 comentários:

chica disse...

Que legal!Adorei rever.,Faz SÉCULOS que estive lá, adorei!!!beijos,chica

Mirys Segalla disse...

Legal DEMAIS esse lugar, né?

Bjos. Mirys